Saludos Amigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde março de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Saludos Amigos
Olá amigos (PT)
Alô, amigos (BR)
Saludos Amigos 3.jpg
 Estados Unidos
1942 •  cor •  42 min 
Direção Norman Ferguson
Wilfred Jackson
Jack Kinney
Hamilton Luske
William Roberts
Produção Walt Disney
Roteiro Homer Brightman
William Cottrell
Richard Huemer
Joseph Grant
Harold Reeves
Ted Sears
Webb Smith
Roy Williams
Ralph Wright
Elenco Lee Blair
Mary Blair
Pinto Colvig
Walt Disney
Norman Ferguson
Frank Graham
Clarence Nash
José Oliveira
Frank Thomas
Género Animação
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Pictures
Distribuição RKO Pictures
Lançamento Brasil 24 de Agosto de 1942
Estados Unidos 19 de Fevereiro de 1943
Portugal 8 de Abril de 1944
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Saludos Amigos (Alô, amigos no Brasil e Olá amigos em Portugal) é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Disney em 1942.

É o sexto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e teve sua premiere no Rio de Janeiro em 24 de Agosto de 1942, nos EUA o filme foi lançado em 6 de Fevereiro de 1943. Situado na América Latina, o filme possui quatro diferentes segmentos; Pato Donald estrela dois e Pateta um. O filme mostra a primeira aparição de Zé Carioca.[1]

Saludos Amigos foi tão popular que a Disney resolveu fazer outro filme sobre a América Latina, The Three Caballeros, que foi produzido dois anos depois.

Segmentos do filme[editar | editar código-fonte]

Este filme possui quatro segmentos, cada um deles começa com imagens dos artistas da Disney visitando o país, fazendo desenhos da cultura local e dos cenários.

Lago Titicaca[editar | editar código-fonte]

Nesse segmento, o turista americano Pato Donald visita o Lago Titicaca conhecendo os nativos e tendo problemas com uma lhama.

Pedro[editar | editar código-fonte]

A sinopse de Pedro diz respeito ao pequeno avião partindo do Chile, em sua primeira viagem para pegar correspondência aérea em Mendoza, com resultados quase desastrosos. Este segmento foi lançado depois como um curta independente em 13 de Maio de 1955 pela RKO Pictures.[2]

El Gaucho Goofy[editar | editar código-fonte]

Nesse segmento, Pateta é um cowboy americano que vai misteriosamente para os pampas argentinos onde aprende sobre os nativos. Esse segmento foi editado para o lançamento na coleção Gold Classic Collection VHS/DVD para remover uma cena onde Pateta aparece fumando um cigarro [3] Esse corte aparece novamente no DVD da Coleção Clássica dos Cavaleiros Disney.[4] Essa sequencia foi restaurada pois muitos fans pediram pela versão sem cortes. A versão sem cortes desse filme está entre os bônus do DVD do longa Walt & El Grupo.[5]

Aquarela do Brasil[editar | editar código-fonte]

Aquarela do Brasil, o final do filme, traz um novo personagem, Zé Carioca, passeando pela América do Sul com Pato Donald e o ensinando o samba (com as músicas "Aquarela do Brasil" e "Tico-tico no Fubá").

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • José Oliveira como Zé Carioca
  • Pinto Colvig como Pateta
  • Clarence Nash como Pato Donald
  • Frank Graham e Frank Thomas como Narradores

Música[editar | editar código-fonte]

A música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso é cantada em português por Aloysio de Oliveira.[carece de fontes?][fonte confiável?]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1943 (EUA)[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Bambi
Lista de filmes de animação da Disney
1940
Sucedido por
The Three Caballeros