Salvatore Pincherle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salvatore Pincherle
Nascimento 11 de março de 1853
Trieste
Morte 10 de julho de 1936
Bolonha
Cidadania Reino de Itália
Ocupação matemático
Empregador Universidade de Palermo

Salvatore Pincherle (Trieste, 11 de março de 1853Bolonha, 10 de julho de 1936) foi um matemático que atuou no campo de análise funcional, frequentou a Universidade de Palermo, recebendo prêmios como da Real Sociedade de Edinburgh - Escócia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua contribuição foi tão grande nesse campo que muitos autores o consideram fundador da análise funcional. Fundou a Unione Matematica Italiana, União Italiana de Matemáticos.

De origem judaica, passou a infância em Marselha, França. Após completar a sua escolaridade básica a deixou em 1869, para estudar matemática na Universidade de Pisa, formou-se em 1874, lecionou em uma escola em Pavia até receber bolsa em 1877.

Em seguida foi estudar na Universidade de Berlim, uniu-se à Karl Weierstrass, que o ajudou a desenvolver a teoria de funções analíticas em todos os seus aspectos.

Em 1880, influenciado por Weierstrass, desenvolveu demais itens da análise funcional em conjunto com Vito Volterra e Pierre-Simon Laplace.

De 1880 a 1928 foi professor de matemática na Universidade de Bolonha. Em 1901, junto com Ugo Amaldi, publicou seu principal livro científico, Le Operazioni Distributive e loro Applicazioni all'Analisi em italiano.

Em Bolonha, em 1922, ocupou cargo na União Italiana de Matemática, tornando-se seu primeiro presidente, cargo este que ocupou até 1936. Em 1924 participou do Congresso Internacional de Matemáticos em Toronto, Canadá. Quatro anos mais tarde tornou-se novamente Presidente do 3º Congresso Internacional de matemática, desempenhou papel significativo na readmissão de matemáticos alemães após uma proibição imposta por causa da Primeira Guerra Mundial.

Livros baseados no seu estudo[editar | editar código-fonte]

  • Algebra complementare parte 1: analisi algebrica (Milano: U. Hoepli, 1893) - (Álgebra Complementar).
  • Algebra complementare parte 2: teoria delle equazioni (Milano: U. Hoepli, 1893)
  • Algebra elementare (Milano: U. Hoepli, 1894) - (Álgebra elementar).
  • Geometria metrica e trigonometria (Milano: U. Hoepli, 1895)
  • Geometria pura elementare (Milano: U. Hoepli, 1895)
  • Le operazioni distributive e le loro applicazioni all'analisi con Ugo Amaldi (Bologna: N. Zanichelli, 1901)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Leonida Tonelli Salvatore Pincherle Annali della Scuola Normale Superiore di Pisa - Classe di Scienze Sér. 2, 6 no. 1 (1937), pp. 1–10
  • (EN) Francesco Mainardi e Gianni Pagnini Salvatore Pincherle: the pioneer of the Mellin-Barnes integrals Journal of Computational and Applied Mathematics, Vol. 153 (2003), pp. 331–342
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.