Samba em Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Samba em Brasília
Samba em Brasília
 Brasil
1960 •  pb •  110 min 
Gênero comédia musical
Direção Watson Macedo
Produção Roberto Machado
Roteiro Ismar Porto
Watson Macedo
Elenco Eliana Macedo
Geraldo Mayer
Heloisa Helena
Sérgio de Oliveira
Herval Rossano
Darcy Coria
Música André Abujamra
Diretor de fotografia Ugo Lombardi
Direção de arte Mauro Monteiro
Sonoplastia Alberto Viana
Companhia(s) produtora(s) Cinedistri
Distribuição Cinedistri
Idioma português

Samba em Brasília é um filme brasileiro de 1960, uma comédia musical dirigida por Watson Macedo e produzida por Oswaldo Massaini, com música original de Severino Araújo e estrelado por Eliana Macedo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Apesar do título, a história não se passava em Brasília, mas sim no Rio de Janeiro, tendo o título dado apenas para homenagear a nova capital do Brasil inaugurada por Juscelino Kubitschek naquela época. Os números musicais apresentados foram interpretados por Eliana Macedo, Francisco Carlos, Odete Amaral, Aracy Costa, Acadêmicos do Salgueiro e o pianista Bené Nunes, além de Herval Rossano que não era cantor e dublou a voz de Francisco Carlos.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No Rio de Janeiro, Teresa (Eliana Macedo) é uma bela e sonhadora moradora da favela que vai trabalhar para rico casal Wladimir (Sérgio de Oliveira) e Eugênia (Heloísa Helena) como cozinheira, mesmo sem ter aptidão alguma para isso, criando diversas confusões com seus pratos apimentados e as macumbas mirabolantes que inventa para ajudar a patroa a entrar para a lista das 10 maiores socialites do colunista-social Dagô (Paulo Celestino).

Quando o filho do casal, Ricardo (Geraldo Mayer), se apaixona por Teresa, eles decidem transforma-la em uma dama da alta sociedade com todo refinamento e classe, irritando a venenosa Virgínia (Darcy Coria), apaixonada pelo moço e que cria armadilhas para sabota-la. Para entrar no novo mundo, porém, Teresa precisa deixar para trás seu cargo como porta-bandeira na escola de samba do morro e seu amor do passado, o compositor Valdo (Herval Rossano).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências