Igreja de São Clemente (Pádua)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de San Clemente, Pádua)

A Igreja de São Clemente é uma igreja igreja católica de etsilo barroco com vista para a Piazza dei Signori em Pádua, Itália. Atualmente é dependente da Catedral de Santa Maria Assunta de Pádua.

História[editar | editar código-fonte]

A tradição diz que a igreja foi fundada no século V pelos moradores da cidade de Paduan que estabeleceram uma comunidade no que eram então as ilhas de Rivoalto (Rialto) e Dorsoduro, e agora fazem parte de Veneza. O antigo cronista Guglielmo Ongarello afirmou que o então doge Andrea Dandolo, em agradecimento por aquela comunidade imigrante ter construído as igrejas de San Giacomo di Rialto e San Raffaele, entre outras, foram autorizados a patrocinar a construção desta igreja em Pádua.

A primeira menção documental da igreja data de 1190, quando foi elevada à categoria de paróquia. Desde 1386, a igreja comemorava a vitória na Batalha de Castagnaro de forças, incluindo homens sob o comando de Francesco Novello da Carrara sobre os exércitos de Antonio della Scala.[1]

Com a sua proximidade com os mercados próximos, a igreja ganhou encomendas para altares privados e trabalhos de restauração. O edifício foi substancialmente modificado a partir do século XVI, durante as obras de reorganização do exterior da praça. Outras renovações aconteceram nos dois séculos seguintes.

Referências

  1. Historical Places of Italy - published by the magazine Illustrated History - pag.1084 - Arnoldo Mondadori editor (1972)

 

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a Igreja de São Clemente