San Giovanni Battista Decollato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com a capela de San Giovanni Decollato a Ponte Sant'Angelo no rione Ponte.
Igreja de São João Decapitado
San Giovanni Decollato
San Giovanni Battista Decollato
Vista da igreja
Tipo
Estilo dominante
Fim da construção 1588, 1888
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 24" N 12° 28' 55" E

San Giovanni Decollato ou Igreja de São João Decapitado é uma igreja titular de Roma, Itália, localizada no rione Ripa e dedicada a São João Batista. É uma das igrejas regionais da Toscana na cidade.

O último cardeal-diácono protetor da diaconia de São João Batista Decapitado foi Mario Nasalli Rocca di Corneliano (m. 1988). O título está vago desde então.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja atual está no local da antiga igreja de Santa Maria de Fovea, Santa Maria della Fossa ou Santa Maria in Petrocia. Em 1488, ela foi cedida para a "Arquiconfraternidade do Decapitado João Batista", que começou a reconstruí-la em 1504, mudou sua dedicação para a atual e passou a ter como festa principal a Decapitação de São João.

A arquiconfraternidade tem sua origem em Florença e foi batizada em homenagem ao padroeiro da cidade e seu objetivo era ajudar os condenados à morte, convidando-os ao arrependimento, aplicando-lhes os ritos finais e enterrando-os depois da execução. A nova igreja foi terminada em 1588 e, em 1600, o papa Clemente VIII mandou construir um novo claustro, no qual as valas comuns dos condenados à morte ainda podem ser vistas — elas estão revestidas de mármore e levam a inscrição "Domine, cum veneris iudicare, noli me condemnare" ("Senhor, quando virdes julgar-me, não me condeneis"). A igreja foi restaurada novamente em 1727 e 1888.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre San Giovanni Battista Decollato