San Gregorio Nazianzeno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Gregório de Nazianzo
San Gregorio Nazianzeno
San Gregorio Nazianzeno
Vista da igreja e a torre sineira
Tipo
Início da construção século VIII
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 07" N 12° 28' 36" E

San Gregorio Nazianzeno ou Igreja de São Gregório de Nazianzo é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Campo de Marte, na vicolo Valdina. É dedicada a São Gregório de Nazianzo.

É uma igreja anexa da paróquia de San Lorenzo in Lucina.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja tem uma origem muito antiga e aparece pela primeira vez na biografia do papa Leão III (r. 795–816): "in oratorio S. Gregorii, qui ponitur in campo Martis, fecit canistrum ex argento" ("no Oratório de São Gregório, registrado no Campo de Marte, fez-se a bacia de prata"). A torre sineira é de origem medieval (século XI), assim como o afresco da abside, "Cristo com os Santos Gregório de Nazianzo e João Crisóstomo". Anexo à igreja ficava o mosteiro de Santa Maria in Campo Marzio, de cujo nome deriva a igreja vizinha de Santa Maria della Concezione in Campo Marzio.

Depois da unificação da Itália (1870), a igreja foi desconsagrada e o utilizada como arquivo. O complexo todo foi depois adquirido pela Câmara dos Deputados, que restaurou a igreja entre 1977 e 1987 e restaurou o culto no local como capela para os deputados. Durante a restauração foi revelado a única parte do edifício original do antigo oratório.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Armellini, M. (1891). Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX (em italiano). Roma: [s.n.] p. 335 
  • Hülsen, Christian (1927). Le Chiese di Roma nel Medio Evo (em italiano). Florença: [s.n.] p. 260 
  • Rendina, Claudio (2000). Newton & Compton Editori, ed. Le Chiese di Roma (em italiano). [S.l.: s.n.] p. 28. 159 páginas. ISBN 978-88-541-1833-1 
  • M. Quercioli, Rione IV Campo Marzio, in AA.VV, I rioni di Roma, Newton & Compton Editori, Milano 2000, Vol. I, pp. 264-334 (em italiano)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre San Gregorio Nazianzeno