San Paolo alla Regola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Paulo em Regola
San Paolo alla Regola
San Paolo alla Regola
Fachada
Tipo
Estilo dominante
Arquiteto Giovanni Battista Borgognone
Início da construção século XVII
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 35" N 12° 28' 25" E

San Paolo alla Regola ou Igreja de São Paulo em Regola é uma igreja titular de Roma, Itália, localizada no rione Regola, na Piazza di San Paolo. É dedicada a São Paulo.

O cardeal-diácono protetor da diaconia de São Paulo em Regola é arcipreste-emérito da Basílica de São Paulo Extramuros Francesco Monterisi. Está hoje aos cuidados da Ordem Terceira Regular de São Francisco

É uma igreja subsidiária da paróquia de Santi Biagio e Carlo ai Catinari.

História[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma igreja muito antiga, cujas origens remontam, segundo uma antiga tradição, ao início das pregações de Paulo em Roma, pois está localizada onde antigamente ficava o quarteirão judaico da cidade, o local geralmente escolhido pelos apóstolos para começar sua pregação.

Escavações efetuadas entre 1978 e 1982, revelaram ruínas estratificadas que atestam a existência de quatro planos distintos de construção, com usos que variaram com o tempo, numa via cujo traçado ainda se percebe hoje. A utilização original deste local, no final da época de Augusto, era a armazenagem de itens relacionados à vida no Tibre, como redes e velas, manufaturas típicas dos judeus que moravam no local e das quais Paulo era conhecedor.

A memória da presença de Paulo, que veio a Roma para apelar diretamente ao julgamento do césar, como era seu direito por ser cidadão romano, depois de ser preso em Jerusalém foi conservado transformando em oratório e depois, por ordem do papa São Silvestre I, em igreja, no século IV, o local no qual ele teria, segundo a tradição, escrito algumas de suas mais famosas epístolas: Colossenses, Filêmon, Efésios, Filipenses.

No interior da igreja está indicado ainda hoje o local onde teria vivido o apóstolo, transformado em capela. Esta tradição conflita com outra similar, observada em Santa Maria in Via Lata.

Esta igreja, já atestada no século XIII]], foi reconstruída por Giovanni Battista Borgognone no final do século XVII. Seu altar-mor conserva uma lápide de 1096 que ficava numa igreja antiga, dedicada a São Cesário, construída ao lado do oratório e depois demolida para dar espaço para a nova igreja de San Paolo alla Regola, e o afresco do século XIV, de uma Virgem do Leite, conhecida como "Madonna delle Grazie" ("Nossa Senhora das Graças").

O interior apresenta uma planta em cruz grega encimada por uma cúpula, com quatro capelas nos ângulos com cúpulas menores. Anexo à igreja está o Oratório de São Tiago, sede da Universidade dos Cappellari.

O antigo convento, hoje sede de uma comunidade da Sodalitium Christianae Vitae, é o que restou do Collegium Siculum Divi Paoli Apostoli Tertii Ordinis S. Francisci, noviciado romano da Ordem Terceira Regular de São Francisco. Foi construído entre 1740 e 1750 pelos agostinianos descalços.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre San Paolo alla Regola