Igreja de São Salvador em Campo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de San Salvatore in Campo)
Igreja de São Salvador em Campo
San Salvatore in Campo
Igreja de São Salvador em Campo
Vista da igreja
Tipo
Estilo dominante Barroco
Arquiteto Francesco Paparelli
Fim da construção 1639
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 37" N 12° 28' 26" E

San Salvatore in Campo ou Igreja de São Salvador em Campo é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Regola, na Piazza di San Salvatore. É dedicada a Jesus Salvador.

É uma igreja anexa de Santi Biagio e Carlo ai Catinari e a sede da comunidade copta ortodoxa eritreia em Roma.

História[editar | editar código-fonte]

Já existia uma igreja no local desde tempos muito remotos, já atestada pelo menos na primeira metade do século X e chamada San Salvatoris de domno Campo. O nome remonta a "dominus Campo", um abade de Farfa que construiu ou restaurou a igreja, que com o tempo foi simplificado para "in Campo" (assim aparece numa bula do papa Urbano III de 1186). Outra hipótese liga o nome da igreja à praça em frente, chamada "in Campo": na Idade Média, chamavam-se de "campos" as grandes praças de Roma, pois eram quase sempre cobertas de terra e gramadas, com o aspecto de uma campina.

A igreja medieval (que, em 1551, foi a primeira sede da "Confraria de Trinità dei Pellegrini", fundada por São Filipe Néri) foi demolida no século XVII para permitir a construção do Palazzo del Monte della Pietà. Em 1639, o papa Urbano VIII mandou construir a atual igreja, com mesmo nome da anterior, ainda que numa localização diferente.

O edifício é obra do arquiteto Francesco Paparelli e apresenta uma fachada linear muito simples. O interior não é particularmente interessante. O complexo foi totalmente reformado em 2008 e, durante as obras, todo o exterior foi repintado e o afresco original do frontão foi restaurado.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Salvador em Campo