San Pietro in Borgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de San Salvatore in Ossibus)
Igrejas no Vaticano em 1748 no Mapa de Nolli
Basílica de São Pedro
San Pellegrino
Sant'Anna
Santo Stefano degli Abissini
Santa Maria della Pietà
Santi Martino e Sebastiano degli Svizzeri
San Salvatore in Ossibus
Igrejas demolidas
Santo Stefano degli Ungheresi
Santa Marta
Igreja de São Pedro em Borgo
San Pietro in Borgo
San Pietro in Borgo
Vista do fundo, mostrando a abside
Tipo
Estilo dominante Barroco
Fim da construção século XI
Religião Igreja Católica
Diocese Vaticano
Ano de consagração século XI / 1923
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 02" N 12° 27' 23" E

San Pietro in Borgo ou Igreja de São Pedro em Borgo é um oratório situado na Piazza del Sant'Uffizio, em Roma, perto da Porta Cavalleggeri. Apesar de localizado no rione Borgo de Roma, é uma das propriedades extraterritoriais da Santa Sé em Roma.

A igreja, atualmente integrada ao Palácio do Santo Ofício, é de origem medieval e conhecida nos documentos antigos com o nome de San Salvatore in Ossibus, por causa do cemitério vizinho utilizado por peregrinos, ou San Salvatore in Terrione, que seria uma referência a uma torre da Porta Cavalleggeri que não existe mais. Contrário a esta tese, defende Hulsen:

o nome deriva de um subúrbio ou de um distrito chamado "Terrione" que ficava fora da Porta Cavalleggieri, no Vale dos Fornaci; não há fontes para a forma 'Turrione' ou 'Turrionis' e, portanto, a etimologia do nome derivado das torres da Cidade Leonina não tem fundamento... Não se deve confundir, como fizeram Armellini e Kehr, com a pequena capela de San Salvatoris in Ossibus no mercado (macello) e cujas ruínas ainda existem no Campo Santo Teutônico.

A igreja já constava entre as basílicas do Vaticano nas bulas de 1053, 1158 e 1186. Ela foi anexada a Schola Francorum, o hospício para os peregrinos franceses em Roma para visitar o Túmulo de São Pedro. Foi restaurada na época do papa Nicolau V (r. 1447–1455), mas foi abandonada logo depois e parcialmente destruída durante a construção do Palácio do Santo Ofício .

Foi restaurada como oratório em 1923. Dentro, há afrescos do século XV, com destaque para uma imagem da "Madona com o Menino". Repousam ali também os restos do cardeal Alfredo Ottaviani.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre San Pietro in Borgo