Sanandaj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sanandaj (سنندج)
Sanandaj
Sanandaj
Sanandaj (سنندج) está localizado em: Irão
Sanandaj (سنندج)
Localização de Sanandaj no Irão
Coordenadas 35° 18' 35" N 46° 59' 56" E
País  Irão
Província Curdistão
Altitude 1 480 m
População (2006)
 - Total 850 000

Sanandaj (em persa: سنندج, em curdo: Sinne) é uma cidade do Irão, no centro-oeste do país e capital da província do Curdistão iraniano. No censo de 2004, tinha 850.000 habitantes. Sanandaj está a 512 km de Teerão, e a 1480 metros de altitude. É habitada principalmente por curdos, com minorias arménia e caldeia.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

O topónimo "Sanandaj" é a forma arabizada de "Sena Dej" (Sine Dij em curdo), que significa "o Castelo de Sena." Hoje é comummente denominada Sine em curdo.

História[editar | editar código-fonte]

Sanandaj é uma cidade relativamente nova, construída há menos de 400 anos pelo principado de Ardalan no século XVII. Após a conquista islâmica em 642 d.C., a maioria dos habitantes converteu-se ao Islamismo. Hoje a maioria dos habitantes segue o ramo sunita do Islamismo, que é a religião predominante. Isto diferencia-os do resto do Irão, principalmente xiita.

Suleyman Khan Ardalan, governador da região, construiu o castelo de Sena Dej durante o período Shah Safi (1629-1642). Sanandaj esteve sob controlo dos Ardalan durante quatro séculos. Na guerra entre os otomanos e os safávidas, esta família esteve por vezes do lado de uns e por vezes do lado dos outros. Em 1733, Karim Khan Zand destruiu Sanandaj, e depois de um período de caos, Khusrow Khan Ardalan tomou o poder nesta parte do Curdistão. De 1799 a 1824, Amanolah Khan Ardalan, filho de Khusrow Khan Ardalan, governou em Sanandaj. Trabalhou para reconstruir a cidade. Em 1867, devido à insatisfação dos habitantes, Haj Mirza Mu'tamid-u-lleh, tio de Nasser al-Din Shah, chegou ao poder, e mandou na região até 1874.

O principal monumento de Sanandaj é uma fortaleza que data do período do domínio abássida. Sanandaj foi muito próspera na época safávida, mas ficou completamente destruída na época de Karim Khan, da dinastia Zand. Mais tarde foi escolhida para ser a capital desta província, e atualmente é uma das mais importantes cidades do Irão ocidental.

Clima[editar | editar código-fonte]

Sanandaj tem clima agradável na primavera e verão. A temperatura média em Sanandaj é de 15,2 °C na primavera, de 25,2 °C no verão, de 10,4 °C no outono e de 1,6 °C no inverno.

Idioma[editar | editar código-fonte]

A língua local é o curdo, que está categorizado nas línguas indo-europeias, com uma distintiva forma gramatical, o sorâni. O Curdistão é uma grande província e o povo desta região fala diferentes dialetos. Utilizando uma ampla variedade de palavras e vocabulário, fez-se com que a língua seja harmónica e poética. O povo de Sanandaj fala o dialeto ardalani, que é um dos principais dialetos do curdo central.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sanandaj