Sancho I de Leão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sancho I de Leão
rei de Leão
Sancho I de Leão
Miniatura do século XII que representa o rei Sancho I de Leão.
Reinado rei de Leão
Nascimento ca. 935
Morte 966
Dinastia Dinastia ásture-Leonesa
Pai Ramiro II de Leão
Mãe Urraca Sanches de Pamplona

Sancho I de Leão, o Crasso ou o Gordo (ca. 935 - 966), foi rei de Leão durante dois períodos de tempo, entre 956 e 958 e depois entre 960 e a sua morte. Era filho de Ramiro II de Leão e meio irmão de Ordonho III[1], a quem sucedeu no trono, depois o ter afrontado enquanto rei, procurando conseguir para si próprio a Coroa.

Após ter sofrido uma derrota frente aos muçulmanos em 957, perdeu o apoio da aristocracia, que, chefiada pelo conde castelhano Fernão Gonçalves, o depôs (958), tendo colocado em seu lugar Ordonho IV.

Em 960 Sancho I derrubou Ordonho IV e recuperou o trono, tendo estabelecido um pacto com os outros reinos cristãos para se opôr ao novo califa de Córdova, Aláqueme II.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Ramiro II de Leão e de Urraca Sanches , infanta de Pamplona e rainha consorte de Leão, filha segunda de Sancho Garcês I de Pamplona [2][3] e da rainha Toda Aznares. Casou antes de 28 de março de 959 com Teresa Ansures, filha de Ansur Fernandes e de Gontrodo Nunes, de quem teve:

Referências

  1. Ordonho III de Leão.
  2. O Códice de Roda refere "Sanzio Garseanis et Scemeno Garseanis" como os filhos de "Garsea Scemenonis" e sua segunda esposa "domna Dadildi de Paliares soror Regimundi comitis"
  3. Martínez Díez, Gonzalo (2007). Sancho III el Mayor Rey de Pamplona, Rex Ibericus (em espanhol). Madrid: Marcial Pons Historia. ISBN 978-84-96467-47-7 
  4. Gayo, Manuel José da Costa Felgueiras, Nobiliário de Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. IV-pg. 237.
  5. Actas do 17º Congresso Internacional de Ciências Genealógica e Heráldica, Instituto Português de Heráldica, Lisboa, 1986. Tab. II-pg. 317.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sancho I de Leão

Precedido por
Ordonho III
Armas do reino de Leão
Rei de Leão

1.º reinado:
956 - 958
Sucedido por
Ordonho IV
Precedido por
Ordonho IV
Armas do reino de Leão
Rei de Leão

2.º reinado:
960 - 966
Sucedido por
Ramiro III
Ícone de esboço Este artigo sobre História da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.