Sanhaçu-vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSanhaçu-vermelho
Macho
Macho
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cardinalidae
Género: Piranga
Espécie: P. rubra
Nome binomial
Piranga rubra
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

Piranga rubra, conhecido popularmente por sanhaçu-vermelho ou sanhaçu-verão, é uma ave passeriforme da família Cardinalidae.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O sanhaçu-vermelho mede aproximadamente 17 cm de comprimento e pesa, em média, 30 gramas. Apresenta dimorfismo sexual: o macho adulto possui plumagem uniformemente vermelho-vivo, com as pontas das asas negras; as fêmeas apresentam coloração olivácea, com a coroa e as partes inferiores amareladas. Os imaturos lembram as fêmeas adultas, com os jovens machos apresentando plumagem parcialmente vermelha e amarela.[2]

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A espécie é frequentemente vista forrageando no topo das árvores, mas algumas vezes captura insetos durante o voo. Sua dieta consiste principalmente de insetos, especialmente vespas e abelhas, mas também inclui bagas. Apreciam, em especial, os frutos de Cymbopetalum mayanum (Annonaceae).

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

Seu habitat inclui áreas abertas arborizadas, sobretudo com carvalhos, bem como clareiras e bordas de matas secundárias. É encontrado do sul dos Estados Unidos ao norte da América do Sul, sendo um migrante extremamente raro no oeste da Europa. No Brasil, pode ser registrado na região do Alto Amazonas e do Rio Negro, no estado do Amazonas.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Constrói o ninho em forma de xícara em um galho horizontal de baixa elevação.[3] O ninho é feito de cortiça, galhos e folhas e entrelaçado da mesma forma que outros membros da família. Os ovos medem 92x64 cm e são levemente azuis-esverdeados, salpicados com manchas castanho-avermelhadas.

Referências

  1. Piranga rubra IUCN, acessado em 5 de agosto de 2010
  2. Summer Tanager Cornell University, acessado em 8 de agosto de 2010
  3. Summer Tanagers AvianWeb, acessado em 8 de agosto de 2010
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.