Sanja Matsuri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Como muitos festivais japoneses, Sanja Matsuri é uma festa religiosa. É festival é dedicado aos kami(espíritos) de três homens. Acredita-se que dois pescadores irmãos chamados Hinokuma Hamanari e Hinokuma Takenari encontraram, uma estatueta do Bodhisattva Kannon capturada em uma rede de pesca no Rio Sumida em 17 de maio de 628.[1] O terceiro homem, um rico proprietário chamado Hajino Nakatomo, ouviu sobre a descoberta, aproximou-se dos irmãos e converteu-os a Budismo. Os três homens, em seguida, dedicaram suas vidas à fé budista e consagrada deixaram a estátua em um pequeno templo.[2]Este templo, hoje conhecido como o Sensō-ji, atualmente abriga a estátua de Kannon e é o mais antigo templo de Tóquio.

O Matsuri Sanja parece ter muitas formas que datam desde o século 7, bem como vários nomes como "Kannon Matsuri" e "Asakusa Matsuri" [3] O Sanja Matsuri de forma atual foi estabelecido durante o Período Edo .

View of mikoshi from sensoji Sanja Matsuri 2006-3.jpg
Sensō-ji
Crianças mikoshi

Descrição dos Eventos[editar | editar código-fonte]

A origem religiosa do Sanja Matsuri é principalmente um festival de celebração. A atmosfera em torno de Asakusa durante o fim de semana do festival é energético. As pessoas inundam as ruas em torno do Sensō-ji com flautas, assobios, cânticos etaiko(tambores tradicionais japoneses) as celebrações podem ser ouvidas em todo o distrito.

Dia a dia[editar | editar código-fonte]

Embora não faça parte das festividades, o início oficial do Sanja Matsuri começa na quinta-feira com uma cerimônia religiosa importante. Ao abrir as portas os três espíritos são convidados para os santuários onde irá residir para a duração do festival.


Outras atrações[editar | editar código-fonte]

Membros da Yakuza desfilam, mostrando seus corpos completamente tatuados.

Além dos eventos tradicionais, Sanja Matsuri tem outros eventos. Por exemplo, os frequentadores podem visitar centenas de lojas encontradas no Nakamise, uma rua que liga o Kaminarimon e o Hōzōmon. Muitas barracas de comida também são erguidas nas áreas circundantes para o fim de semana inteiro. Os membros da Yakuza também tem que exibir orgulhosamente as suas tatuagens.[4]

Cronograma do Festival[editar | editar código-fonte]

Embora haja muitas atividades durante Sanja Matsuri que não são dependentes do tempo, existem alguns eventos que começam e param e horários específicos durante todo o fim de semana.


Referências

  1. «Asakusa Kannon (Sensoji Temple)». World Greatest Sites. Consultado em 5 de março de 2008. Arquivado do original em 18 de março de 2008 
  2. «Asakusa Shrine». Consultado em 21 de março de 2008 
  3. «三社祭とは?» (em Japanese). Consultado em 21 de março de 2008 
  4. «Sanja Matsuri Festival». AsiaRooms.com. Consultado em 30 de junho de 2008 

Ver Também[editar | editar código-fonte]