Santa Bárbara de Nexe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Santa Bárbara (desambiguação).
 Portugal Santa Bárbara de Nexe  
—  Freguesia  —
Igreja católica de Santa Bárbara de Nexe
Igreja católica de Santa Bárbara de Nexe
Brasão de armas de Santa Bárbara de Nexe
Brasão de armas
Santa Bárbara de Nexe está localizado em: Portugal Continental
Santa Bárbara de Nexe
Localização de Santa Bárbara de Nexe em Portugal
Coordenadas 37° 06' 15" N 7° 57' 51" O
País  Portugal
Concelho FAR.png Faro
Administração
 - Tipo Junta de freguesia
 - Presidente Sérgio Vicente dos Santos Martins (PCP-PEV)
Área
 - Total 38,22 km²
População (2011)
 - Total 4 116
    • Densidade 107,7 hab./km²

Santa Bárbara de Nexe é uma aldeia e freguesia portuguesa que ocupa a parte noroeste do concelho de Faro, Algarve central, confina diretamente com 3 sedes de concelho, Faro a S, Loulé a W e S. Brás de Alportel a N, actualmente devido à reforma administrativa de 2013 é a freguesia menos populosa do concelho com 38,22 km² de área[1] e 4 116 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 108,4 hab/km², o que lhe permite ser classificada como uma Área de Baixa Densidade (portaria 1467-A/2001).[2].

Localização da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Santa Bárbara de Nexe [3]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
3 680 4 000 4 589 4 992 5 088 5 364 4 665 5 260 5 050 4 422 3 021 3 169 4 338 4 119 4 116

Evolução da População 1864 / 2011; Variação da População 1864 / 2011; A População em 2001; A População em 2011;

Identidade[editar | editar código-fonte]

A Terra de Nexe, em pleno Barrocal, entre a Serra e o Mar, com a sua Igreja Matriz e com vistas sobre o litoral, caracteriza-se, desde há vários séculos, pela habitação e pequenos núcleos populacionais dispersos. Actualmente também é reconhecida como destino turístico e nas áreas da música de acordeão e do trabalho artístico em pedra[carece de fontes?].

Localização[editar | editar código-fonte]

No Algarve, Portugal, entre Faro, Loulé e São Brás de Alportel, entre o mar e a serra, num ambiente mediterrânico, a 10 km do Aeroporto Internacional de Faro e de várias praias e campos de golfe, é servida pela EM 520 e pelos nós de Loulé-Sul e Faro / S. Brás da A21 Via do Infante. Nos seus limítrofes encontra-se o Estádio Algarve e o Parque das Cidades.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Segundo Batista Lopes na Corografia do Reino do Algarve a fregusia além da Aldeia de Santa Bárbara de Nexe compóem.se mais os seguintes casais ou lugarejos Agostos, Aldeia, Benatrite, Bordeira, Canal, Charneca, Colmeal, Falfosa, Goldra de Baixo, Goldra de Cima, Gorjões, Ladeira, Laranjeira, Medronhal, Palhagueira, Pé do Cerro, Poço Mouro, Telheiro e Valados.

Actividades Principais[editar | editar código-fonte]

Turismo, comércio, pequenas indústrias, extracção e transformação de pedra, serviços e agricultura.

História[editar | editar código-fonte]

A presença humana na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe remonta à transição do Paleolítico Médio para o Paleolítico Superior (há cerca de 30.000 anos) e aos povos da pré-história pré-romana da Península Ibérica, nomeadamente os Cinetes ou Cónios. Foir posteriormente influenciada pelos Fenícios, incorporada pelos Romanos, parte do Reino Visigótico da Hispânia, e conquistada pelos mouros e incorporada no Al Gharb Al-Andalus.

A freguesia viria a ser incorporada no Reino de Portugal durante o período final da Reconquista Portuguesa contra os mouros, em 1271, pelo Rei D. Afonso III. A mais antiga referência escrita sobre esta Freguesia, ao lugar de “Neixe”, parece ser de 1291 numa delimitação dos Termos (Concelhos) de Faro e Loulé. Refira-se ainda que a construção da Igreja Matriz começou no XIV, no lugar de uma antiga ermida já existente, onde se dizia que “aconteciam milagres” e que era local de romagens regionais. Santa Bárbara de Nexe passou a Freguesia no Século XVI.

O habitante mais antigo conhecido da Freguesia foi o cidadão romano Sexto Numísio Eros (do século II), referido numa lápide funerária local.

Património[editar | editar código-fonte]

Património Cultural[editar | editar código-fonte]

  • Igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe - A construção da Igreja Matriz, uma das maiores e mais importantes no Algarve rural, começou no XIV, no lugar de uma antiga ermida já existente, onde eram relatados “milagres” e que era local de romagens regionais. Foi alvo de importantes intervenções nos séculos XVII e XVIII. É um edifício de três naves de cinco tramos, com arcos ogivais suportados por colunas. Um arco triunfal exuberantemente decorado com ramos e troncos, em puro estilo manuelino, separa a nave central da capela-mor, cuja cobertura é decorada por uma abóbada estrelada, de cinco chaves, ligadas por combados em forma de corda. A nave virada a norte possui três capelas, possuidoras de pinturas do século XVI, retábulos de talha barroca e "rocaille. Também se evidenciam vários revestimentos de azulejos de padronagem e um painel de azulejos figurativos que encima o arco triunfal.
  • Ermida de Santa Catarina dos Gorjões - Templo de origem tardo-medieval (século XV), com uma única nave e capela-mor. É uma ermida de cariz popular e grande singeleza de linhas, de planta longitudinal com contrafortes.
  • O acordeão em Bordeira, faz deste sítio da Freguesia uma capital de compositores e executantes deste instrumento musical, entre os quais José Ferreiro Pai (a alma do verdadeiro corridinho e o autor do célebre corridinho “Alma Algarvia") e João Barra Bexiga (o filósofo da vida vivida e eterno romântico do acordeão).
  • A arte da cantaria e os trabalhos artísticos em pedra, com as referências de grandes mestres do século XX: Anicetos de Bordeira, nomeadamente Dionísio Aniceto, João madeira e Tomás Ramos.
  • Moinhos de vento e poços de água ancestrais.

Património Natural[editar | editar código-fonte]

No Barrocal algarvio, entre o mar e a serra, a Terra de Nexe é um autêntico anfiteatro natural mediterrânico nas primeiras encostas da Serra de Monte Figo, com vistas deslumbrantes sobre a Ria Formosa e o Oceano Atlântico, muito apreciadas pelos turistas.

Tradições[editar | editar código-fonte]

As Charolas são a manifestação cultural mais tradicional e genuína da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, sendo únicas na região no improviso e na ausência de simbologia religiosa.

Nos primeiros dias de cada ano, grupos de homens e/ou mulheres, acompanhados de instrumentos (acordeão, castanholas, pandeiretas, ferrinhos e por vezes clarinete e saxofone), actuam em Festivais em Santa Bárbara de Nexe, Bordeira e arredores, casas particulares de amigos e nos cafés da zona, entoando cantigas e lançando quadras improvisadas (“vivas”) saudando o ano novo e os amigos, num clima de amizade, alegria e alguma crítica social e política.

As Charolas da Terra de Nexe, em meados do século XX, atingiram os mais altos patamares da música centrada no acordeão com a participação dos mestres acordeonistas bordeirenses José Ferreiro Pai e João Barra Bexiga, assim como da poesia popular com a participação de grandes poetas populares como António Aleixo e Clementino Baeta.

Produtos Locais[editar | editar código-fonte]

Artesanato de empreita, abegoaria, cantaria de pedra e pedra artística, doces de amêndoa e figo.

Percursos[editar | editar código-fonte]

Percursos pedestres, a partir de vários pontos da Terra de Nexe, tendo os ancestrais moinhos de vento como referência, por caminhos rurais antigos, permitem deleitar-se com a flora e fauna mediterrânica, paisagens deslumbrantes e o património antigo dos moinhos de vento e poços de água.

Informação[editar | editar código-fonte]

Festas/Feiras/Mercados: Charolas (1 e 6 de Janeiro), Carnaval, Feira do Caracol e da Nêspera (3º Domingo de Abril), Comemorações do 25 d’Abril, Festa do Borrego Assado (1 de Maio), Festivais de Folclore (Julho e Agosto), Nexemostra (feira de artesanato, gastronomia e música tradicional no último fim de semana de Setembro).

Referências

  1. «Carta Administrativa Oficial de Portugal CAOP 2013». descarrega ficheiro zip/Excel. IGP Instituto Geográfico Português. Consultado em 3 de Janeiro de 2014 
  2. Teixeira, Ângelo José Lopes (2006). Tipologia sócio-económica das freguesias da Região do Algarve, 1991 - 2001, Dissertação de mest., Economia Regional e Desenvolvimento Local,Faculdade de Economia, Univ. do Algarve
  3. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Santa Bárbara de Nexe