Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Santa Casa é uma unidade hospitalar que está localizada na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul na rua Eduardo Santos Pereira, 88, no Centro. Trata-se de um hospital mantido por uma entidade filantrópica, a Associação Beneficente de Campo Grande. Desde 13 de janeiro de 2016 a Diretoria Executiva é formada pelo Presidente Dr. Esacheu Cipriano Nascimento, Vice-Presidente Alfredo Sulzer, sucedido pelo Dr. Heitor Freire, Diretor Secretário Arly Serra, Diretor Financeiro Milton Ferreira dos Santos e seu Adjunto Marcos Alceu da Silva Villalba. Possui um Conselho de Administração formado por 18 Associados e um Conselho Fiscal formado por 06 Associados. Administrada segundo os princípios de Governança Corporativa, possui ainda um Superintendente e Diretores corporativos de Planejamento, Finanças, Administração e Infraestrutura e Diretoria-Médica Técnica, Gerência Médica e Diretoria Clínica.

A Instituição foi criada em 18 de agosto de 1917, tendo sido seu primeiro Presidente o médico Euzébio Teixeira, militar que ficou no cargo por apenas alguns meses em razão da transferência de cidade, sucedido pelo comerciante Bernardo Franco Baís, que comprou o imóvel de 60.000 m/2, onde foi construído o primeiro hospital inaugurado em 1928. É o segundo hospital mais antigo da cidade, seguida do hospital militar transferido de Corumba para Campo Grande em 1922. É considerada a quarta maior Santa-Casa do país em operação, ficando atrás apenas de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. É considerada um dos maiores hospitais do Brasil com seus 750 leitos e também um dos mais renomados do centro-oeste.

Na década de 1970, liderado pelo Dr. Arthur D´Avila Filho, foi construído o atual e moderno prédio inaugurado em 1980 com a presença do então Presidente da República João Batista de Figueiredo.

Depois de equivocada intervenção pelo Poder Público, o que custou a degradação do prédio e de seus equipamentos, além de um endividamento extraordinário, os Associados recuperaram na Justiça a administração da Instituição, em maio de 2013, seguindo-se sucessivas administrações que vem recuperando o Hospital e modernizando os seus equipamentos.Hoje o Hospital conta com Laboratório de Análises Clínicas próprio, Aparelhos de Diagnóstico por imagem próprios, realiza transplantes de rins e córneas, está sendo habilitado a realizar ainda este ano transplantes de coração e de medula e habilitado como Hospital-Escola pelo MEC/MS. O Hospital é referência em alta complexidade e atende pacientes oriundos do município de Campo Grande, Capital, de todo o Estado de Mato Grosso do Sul e de Estados e países vizinhos.

A Santa Casa de Campo Grande possui moderna hotelaria em grande parte do Hospital e atende clientela particular e do seu Plano Santa Casa Saúde e mantém convênios para atendimentos a pacientes de outros Planos de Saúde, É único Hospital em Campo Grande que atende Pediatria (24 horas) e Neorologia (24 horas), além de outras 21 especialidades. É Hospital conveniado com o SUS - Sistema Único de Saúde e possui o único Pronto Atendimento de Urgência e Emergência da Cidade.

Você pode conhecer melhor a ABCG-Santa Casa no site www.santacasacg.org.br e no Face Book: Hospital Santa Casa ABCG.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.