Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hospital
Santa Casa de Curitiba
Nome completo Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
Localização Brasil Curitiba
Fundação 22 de maio de 1880
editar

A Santa Casa de Curitiba é um hospital localizado em Curitiba, cidade do estado brasileiro do Paraná. É o primeiro hospital da capital paranaense.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Santa Casa de Curitiba iniciou suas primeiras atividades em uma sede provisória, situada na atual Rua Treze de Maio ao proporcionar apoio à Santa Casa de Paranaguá, na época lotada de doentes afetados pela epidemia de Cólera.

Em 1868 foi iniciada a construção do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, cujo término ocorreu em 1880, sendo inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II, no dia 22 de maio daquele ano. Inicialmente com cento e sessenta leitos, podia ser considerado um grande hospital, e foi por muitos anos o único hospital de Curitiba.[2]

Em 25 de março de 1903 foi inaugurado o Hospício Nossa Senhora da Luz, denominado posteriormente Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz. Em 22 de maio de 1985 foi criada a Fundação Santa Casa de Curitiba; em 06 de novembro de 1991, o Instituto Paranaense de Saúde Mental (IPASAME), denominado Professor Dr. Alô Ticoulat Guimarães, e, na mesma data, a Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR).

A Santa Casa de Curitiba reúne em sua trajetória, sempre ascendente, a par da assistência à saúde da população de Curitiba, do Paraná e de outros Estados, outra característica significativa e altamente meritória: a de pioneira no Ensino Médico no Estado do Paraná.

Antes da fundação da então Universidade do Paraná em 1912, o Hospital de Caridade já funcionava como Centro de Aperfeiçoamento para os médicos do Paraná e de Santa Catarina. A partir de 1915, quando foram iniciadas as aulas práticas de clínica, os Hospitais da Santa Casa foram utilizados para o ensino da Medicina, pela hoje Universidade Federal do Paraná, até 1961; quando então entrou em funcionamento o Hospital de Clínicas.

A cooperação e atuação conjunta entre o Hospital da Santa Casa de Curitiba, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica e a Escola de Enfermagem Madre Léonie iniciaram-se em 1957. A partir dessa data, a Santa Casa passou a acolher os estudantes da PUCPR. A aliança selada com a PUCPR, homologada pela APC em 27 de agosto de 1999, veio a fortalecer o vínculo entre as duas instituições e implementar as transformações necessárias para a ampliação de sua missão como hospital-escola, consolidando o trinômio ensino-pesquisa-assistência.

A instituição possui as seguintes especialidade:[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Santa Casa completa 134 anos de existência Paraná - Online
  2. História da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
  3. Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.