Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) foi idealizada por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo da diocese de Sobral, e sempre teve como missão a assistência aos mais pobres. Hospital filantrópico de referência para toda a zona noroeste do estado do Ceará, a Santa Casa atende a uma população de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas, oriunda de 55 municípios.

Santa Casa de Misericórdia de Sobral
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é referência de assistência hospitalar para 55 municípios da Região Norte do Estado do Ceará
Entidade filantrópica
Fundação 29 de maio de 1925
Fundador(es) Dom José Tupinambá da Frota
Website oficial www.stacasa.com.br

Com quase 95 anos, o Hospital tem evoluído em suas instalações e na qualidade da assistência. Desde 2007, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tornou-se também um hospital de ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, passando a contar com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), contribuindo decisivamente para a formação de mais de 10 profissões da saúde e oferecendo nove Programas de Residência Médica e dois Programas de Residência Multiprofissional, em parceria com instituições de ensino superior (UFC, UVA, UNINTA e FLF).

A SCMS mantém albergues para idosos, pacientes renais crônicos e pacientes oncológicos e, realiza atendimentos clínico-cirúrgicos básicos, partos de alto risco e também procedimentos que necessitam de alta densidade tecnológica, como neurocirurgia, neurorradiologia intervencionista, oncologia, cirurgia e hemodinâmica cardiovascular, terapia intensiva, terapia renal substitutiva e transplante de córneas. Oferece ainda auxílio espiritual cristão a todos que necessitam de atenção hospitalar.

O Hospital com 355 leitos faz uma média anual de 22 mil internações. A Santa Casa tem como provedor, o bispo da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Na direção geral, Klebson Carvalho Soares, e na direção técnica, Francisco Sávio Alves Arcanjo.

História da fundação[editar | editar código-fonte]

A história da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) inicia treze anos antes de sua inauguração, quando no dia 25 de agosto de 1912 acontece a solenidade de benção da pedra fundamental, realizada por Dom José Tupinambá da Frota. No fim de 1918, o prédio já se encontrava quase pronto, esperando apenas por Irmãs Religiosas para dirigirem internamente o Hospital. Em 8 de dezembro de 1923 foi fundada a Associação Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No dia 31 de janeiro de 1925, chegaram de fato as Irmãs Filhas de Sant'Ana com o objetivo de administrar o Hospital. No dia 24 de maio de 1925, festa de Nossa Senhora Auxiliadora, ocorreu a solenidade de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral[editar | editar código-fonte]

O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral - formado pela Santa Casa, Hospital do Coração Padre José Linhares, Clínica Dom Odelir, Hospital Dom Walfrido, Abrigo Sagrado Coração de Jesus e Visconde Hotel, é uma instituição filantrópica mantida pela Diocese de Sobral.

Abrigo Sagrado Coração de Jesus[editar | editar código-fonte]

Unidade do Complexo SCMS, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus acolhe idosos em situações vulneráveis.


O Abrigo Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 26 de setembro de 1953 por Dom José Tupinambá da Frota, que pretendia dar às pessoas de mais idade condições dignas e justas para viver.

As campanhas realizadas em prol de arrecadar fundos para a construção do Abrigo sensibilizaram a sociedade da época no apoio ao acolhimento a idosos negligenciados, vítimas de violências, abandonados, dentre outras situações. A maioria dos idosos encaminhados ao Abrigo são dependentes ou semi-independentes, isso é, necessitam de cuidados de terceiros para realizar atividades do dia-a-dia, tais como se alimentar, andar ou realizar higiene pessoal.

O fluxo de acolhimento ocorre por meio da demanda existente dos Serviços da Proteção Social Especial de média e alta complexidade, além das buscas espontâneas que são imediatamente comunicadas a estes serviços para identificação da real necessidade.

A manutenção da instituição também se dá por meio de doações que fortalecem a missão e contribuem para a qualidade de vida dos idosos. Para promover o bem-estar em todos os níveis de atenção à pessoa humana, a equipe do Abrigo Sagrado Coração de Jesus desenvolve diariamente atividades e vivências que englobam espiritualidade, atividades físicas e lúdicas.

Hospital do Coração Padre José Linhares[editar | editar código-fonte]

O Hospital do Coração dispõe de todos os métodos diagnósticos e complementares em Cardiologia acessíveis a população de Sobral e região.


Construído com recursos do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com o objetivo de implantar cirurgias cardíacas em Sobral e ser um Centro de referência em Cardiologia clínica, cirúrgica e hemodinâmica em todo o Ceará, o Hospital do Coração Padre José Linhares foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 1996.

Idealizado pelo diretor da Santa Casa de Misericórdia, na época Padre José Linhares, que juntamente com médicos, enfermeiros e funcionários, não mediram esforços para modelar a saúde da sociedade sobralense e região, o projeto eficaz se fez realidade com rapidez.

Antes da inauguração, a população de Sobral e região se direcionava à Fortaleza, e muitas vezes até São Paulo, para a realização de cirurgias cardíacas. Com o funcionamento do Hospital do Coração, tratamentos e procedimentos cirúrgicos começaram a ser realizados na cidade, proporcionando uma vantagem de atendimento local.

O Hospital do Coração é um grande feito das ultimas décadas, e dispõe de todos os métodos diagnósticos e complementares em Cardiologia e tem obtido muitos êxitos nos procedimentos terapêuticos, principalmente no tratamento com Implante de Stent Intracoronariano para o Infarto Agudo do Miocárdio.

O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital do Coração de Sobral tem uma das maiores casuísticas individuais do Nordeste, realizando, cateterismos cardíacos e angioplastias coronarianas com implantes de stents.

Clínica Dom Odelir[editar | editar código-fonte]

Unidade do Complexo SCMS que atua nas áreas de prevenção de doença renal, diagnóstico precoce e tratamento.


Extensão da Unidade de Terapia Renal Substitutiva da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, a Clínica Dom Odelir foi inaugurada no dia 17 de junho de 2011 como “Centro de Nefrologia Sobralense”, com objetivo de possibilitar acesso ao tratamento para mais pessoas da região norte do Estado.

A Clínica Dom Odelir tem capacidade para atender até 130 pacientes por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), convênios e particulares. A unidade conta com o suporte de atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, como Emergência e internação, atuando nas áreas de prevenção de doença renal, diagnóstico precoce e tratamento.

No ano de criação da Clínica Dom Odelir, a Unidade de Terapia Renal Substitutiva da Santa Casa de Misericórdia de Sobral contava com 230 pacientes, sendo permitido apenas 200 por unidade.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral contribui de forma eficaz com o transplante de órgãos no Ceará. No ano de criação da Clínica Dom Odelir, o Hospital era reconhecido como maior centro de captação de órgãos do estado (por densidade populacional).

Hospital Dom Walfrido[editar | editar código-fonte]

O Hospital Dom Walfrido conta com pronto atendimento 24 horas, consultórios e exames especializados.


Com objetivo de ampliar e garantir o atendimento a todos que necessitam de serviços de saúde na região norte do Estado do Ceará e proporcionar apoio financeiro para ajudar na manutenção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, foi inaugurado no dia 13 de novembro de 2012 o Hospital Dom Walfrido, voltado para atendimento de particulares e convênios.

O Hospital Dom Walfrido foi abençoado pelo bispo e provedor da época Dom Odelir José Magri, e leva o nome em forma de homenagem a um grande outro bispo, que durante 33 anos esteve à frente da Diocese de Sobral. O Hospital está pronto para atender as demandas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde.

Com instalações modernas que incluem uma ampla recepção e elevador para os três pavimentos, o Hospital Dom Walfrido conta com pronto atendimento 24 horas, consultórios e exames especializados, além de três níveis de acolhimento, totalizando 35 leitos.

Diferenciando-se pelo seu desempenho e infraestrutura, o Hospital Dom Walfrido já é considerado um dos melhores e mais modernos hospitais particulares da Zona Norte do Estado do Ceará.

Visconde Hotel[editar | editar código-fonte]

Pertencente ao Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o Visconde Hotel já funciona há 30 anos e é referência no ramo em Sobral e região.


Fundado em 20 de outubro de 1989, sendo um dos primeiros em Sobral, o Visconde Hotel é referência na região Nordeste, inclusive por ser considerado o primeiro melhor, título recebido após ter passado por ampliações ao longo dos anos de funcionamento. O Hotel oferece aos clientes conforto, segurança, diversas opções de gastronomia e entretenimento, prestação de serviços como guarda-volumes, espaço família, central de relacionamento com clientes, conexão Wi-Fi gratuita, estacionamento para veículos, restaurante aberto ao publico ate às 22h.

Sua localização é uma das melhores da cidade: próximo a Rodoviária, a Margem Esquerda do Rio Acaraú e ao Museu do Eclipse e de fácil acesso às principais vias da cidade, localizado na Av. Lucia Sabóia, número 473, Centro, Sobral -Ceará.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.