Santa Helena (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Santa Helena, veja Santa Helena.

Santa Helena
Saint Helena
Bandeira
Brasão de armas
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Loyal and Unshakeable" (em Português: Leal e Inabalável)
Hino nacional: "God Save the Queen" (em Português: Deus Salve a Rainha)
"My Saint Helena Island" (não oficial) - em Português: A Minha Ilha de Santa Helena

Localização Santa Helena
Localização Santa Helena

Localização de Santa Helena no mundo.
Capital Jamestown
Língua oficial Inglês
Governo Parte integrante de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha
• Monarca Isabel II do Reino Unido
• Governador Mark Andrew Capes
Território Britânico Ultramarino Carta concedida 
Território Britânico Ultramarino
1659
Área  
  • Total 122 km2 km² 
População  
 • Censo 2008 4255 hab. 
 • Densidade 35 hab./km² 
Moeda Libra de Santa Helena (SHP)
Fuso horário +0
Cód. ISO SH
Cód. Internet .sh
Cód. telef. +290

Santa Helena (Saint Helena em inglês) é o principal componente do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, localizado praticamente a meio do Atlântico Sul, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul. Tendo sido uma colónia até 1981, a ilha de Santa Helena (122 km² e 4 255 habitantes) tem como território mais próximo a ilha de Ascensão, seguindo-se a costa africana do sul de Angola e do norte da Namíbia, a leste. Sua capital é Jamestown.

História

A ilha de Santa Helena foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, que na ocasião estava a serviço de Portugal. João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Ascensão.

O primeiro habitante permanente da ilha foi o soldado português Fernão Lopes, que permaneceu isolado em Santa Helena de 1515 a 1545, exceto durante uma breve visita que ele fez à Europa, após 10 anos de isolamento na ilha.

Portugal nunca colonizou Santa Helena, sendo que a ilha veio a ser ocupada pela marinha britânica no século XIX.

Napoleão Bonaparte faleceu exilado em Santa Helena. A indústria do turismo local explora muito este particular aspecto da história, bem como o calmo estilo de vida de sua população.

Curiosamente, Santa Helena não possui nenhuma praia, sendo o seu litoral completamente rochoso. Também por este motivo a ilha era utilizada como prisão. Não há uma saída fácil do interior da ilha, que não seja através da capital Jamestown.

Todo o transporte de pessoas e cargas feito através de barcos. A ilha possui um navio, chamado RMS St Helena, que faz uma rota passando por Inglaterra, Irlanda, Ilhas Canárias, Ascensão, Santa Helena, África do Sul e Namíbia. A passagem pela Namíbia é ainda experimental.

O primeiro aeroporto de Santa Helena está em construção e tem inauguração prevista para 2016, como forma de viabilização econômica da ilha, principalmente através do turismo. Santa Helena é ainda muito dependente de recursos vindos da Inglaterra.

Santa Helena encontra-se presentemente a ser reflorestada de modo a repor a floresta perdida. O projecto denomina-se Millenium Forest.

Demografia

A ilha de Santa Helena (território) tem uma população pequena, com aproximadamente 4 mil habitantes, em sua grande maioria descendentes dos colonos britânicos, dos empregados da Companhia Britânica das Índias Ocidentais e dos trabalhadores trazidos do sul da Ásia, Índias Ocidentais, Madagascar e China. A língua falada na ilha é o Inglês.

Ver também

Galeria

Ligações externas