Santa Helena (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santa Helena (território))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Santa Helena, veja Santa Helena.
Saint Helena
Santa Helena
Bandeira
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Loyal and Unshakeable" (em Português: Leal e Inabalável)
Hino nacional: "God Save the Queen" (em Português: Deus Salve a Rainha)
"My Saint Helena Island" (não oficial) - em Português: A Minha Ilha de Santa Helena

Localização  Santa Helena

Localização de Santa Helena no mundo.
Capital Jamestown
Cidade mais populosa Half Tree Hollow
Língua oficial Inglês
Governo Parte integrante de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha
 - Monarca Isabel II do Reino Unido
 - Governador Lisa Phillips
Território Britânico Ultramarino Carta concedida 
Território Britânico Ultramarino
1659
Área  
 - Total 122 km2 km² 
População  
 - Censo 2008 4255 hab. 
 - Densidade 35 hab./km² 
Moeda Libra de Santa Helena (SHP)
Fuso horário +0
Cód. ISO SH
Cód. Internet .sh
Cód. telef. +290

Mapa  Santa Helena

Santa Helena (Saint Helena em inglês) é o principal componente do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, localizado praticamente a meio do Atlântico Sul, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul. Tendo sido uma colónia até 1981, a ilha de Santa Helena (122 km² e 4 255 habitantes) tem como território mais próximo a ilha de Ascensão, seguindo-se a costa africana do sul de Angola e do norte da Namíbia, a leste. Sua capital é Jamestown.

História[editar | editar código-fonte]

A ilha de Santa Helena foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, que na ocasião estava a serviço de Portugal. João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Ascensão.

O primeiro habitante permanente da ilha foi o soldado português Fernão Lopes, que permaneceu isolado em Santa Helena de 1515 a 1545, exceto durante uma breve visita que ele fez à Europa, após 10 anos de isolamento na ilha.

Portugal nunca colonizou Santa Helena, sendo que a ilha veio a ser ocupada pela marinha britânica no século XIX.

Napoleão Bonaparte faleceu exilado em Santa Helena. A indústria do turismo local explora muito este particular aspecto da história, bem como o calmo estilo de vida de sua população.

Curiosamente, Santa Helena não possui nenhuma praia, sendo o seu litoral completamente rochoso. Também por este motivo a ilha era utilizada como prisão. Não há uma saída fácil do interior da ilha, que não seja através da capital Jamestown.

Todo o transporte de pessoas e cargas feito através de barcos. A ilha possui um navio, chamado RMS St Helena, que faz uma rota passando por Inglaterra, Irlanda, Ilhas Canárias, Ascensão, Santa Helena, África do Sul e Namíbia. A passagem pela Namíbia é ainda experimental.

O primeiro aeroporto de Santa Helena terminou de ser construído em 2016 e tinha sua inauguração prevista para Maio deste mesmo ano. Entretanto, devido aos fortes ventos que atingem a ilha, o aeroporto não pode operar voos comerciais em função de restrições que ameaçam a segurança no pouso de aeronaves comerciais. O aeroporto contribuirá muito para viabilizar economicamente a ilha, principalmente através do turismo. Santa Helena é ainda muito dependente de recursos vindos da Inglaterra.

Santa Helena encontra-se presentemente a ser reflorestada de modo a repor a floresta perdida. O projecto denomina-se Millenium Forest.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A ilha de Santa Helena (território) tem uma população pequena, com aproximadamente 4 mil habitantes, em sua grande maioria descendentes dos colonos britânicos, dos empregados da Companhia Britânica das Índias Ocidentais e dos trabalhadores trazidos do sul da Ásia, Índias Ocidentais, Madagascar e China. A língua falada na ilha é o Inglês.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]