Saltar para o conteúdo

Santa Inês (Maranhão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santa Inês
Município do Brasil
Igreja Matriz de Santa Inês
Igreja Matriz de Santa Inês
Igreja Matriz de Santa Inês
Hino
Gentílico santa-inesense
Localização
Localização de Santa Inês no Maranhão
Localização de Santa Inês no Maranhão
Localização de Santa Inês no Maranhão
Santa Inês está localizado em: Brasil
Santa Inês
Localização de Santa Inês no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Inês
Coordenadas 3° 40′ 01″ S, 45° 22′ 48″ O
País Brasil
Unidade federativa Maranhão
Municípios limítrofes Nordeste: Monção;
Leste: Vitorino Freire e Bela Vista do Maranhão;
Sudeste: Altamira do Maranhão;
Oeste: Pindaré Mirim, Santa Luzia e Tufilândia.
Distância até a capital 250 km
História
Fundação 1884 (141 anos)
Emancipação 14 de março de 1967 (57 anos)
Administração
Prefeito(a) Luís Felipe Oliveira de Carvalho[1] (Republicanos, 2021–2024)
Características geográficas
Área total [2] 786 689 km²
População total (IBGE/2024[3]) 88,167 hab.
 • Posição MA: 11º
Densidade 0 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 24 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[4]) 0,678 médio
 • Posição MA: 8º
PIB (IBGE/2014[5]) R$ 1 057 385 mil
 • Posição MA: 9º
PIB per capita (IBGE/2022[5]) R$ 16 303,11
Sítio santaines.ma.gov.br (Prefeitura)

Santa Inês é um município brasileiro do estado do Maranhão, Região Nordeste do país.Faz parte da região do Vale do Pindaré localiza-se a uma latitude 03º40'00" sul e a uma longitude 45º22'48" oeste, estando a uma altitude de 24 metros. Sua população é de 85.014 habitantes e densidade de 108,07 hab/km² segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2022. A cidade fica a 243 km da capital do estado, São Luís.

Possui uma área de 786.689 km², dos quais 3,845 km² estão em zona urbana, possuindo uma densidade demográfica de 108,07 hab/km². Santa Inês é um município privilegiado por ter vários acessos rodoviários: (BR-316 e BR-222), ferroviário: Estrada de Ferro Carajás (Vale S.A) e aeroviário: Aeroporto Regional João Silva (SJBY) com pista homologada em pavimento asfáltico de 1500 x 30 metros.

Conhecida primitivamente como “Ponta da Linha”, por estar localizada, em 1884, no final da via férrea construída pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim, Santa Inês deve sua origem a esse importante empreendimento agroindustrial.

Santa Inês que antes teve vários nomes. No inicio, o povoado era chamado de Ponta da Linha devido ao trem carregava a cana para o engenho de Pindaré-Mirim, pois na época Santa Inês situava-se no município de Pindaré.

A rua do Comércio, antes chamada de rua da Boiada, era o caminho percorrido pelas carroças de bois que carregavam as canas-de-açúcar para o engenho situado em Pindaré, este devido o engenho central, foi uma das primeiras cidades do Maranhão a receber luz elétrica.

Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central, por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.

A 14 de março de 1967, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia. Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial que abriu largas perspectivas para seu desenvolvimento.

Cultura e lazer

[editar | editar código-fonte]
Cultura
  • Carnaval: Os carnavais de Santa Inês são considerados um dos melhores do estado. Anualmente milhares de pessoas de outras partes do estado se juntam aos santainesenses na folia, a tradição do município é que todo domingo de carnaval, aconteça na cidade o Arrastão Ponta da Linha, que é quando todos os blocos carnavalescos se juntam e percorrem as principais ruas da cidade, anualmente essa folia junta mais de 20 mil brincantes.
  • Festas Juninas: As festas juninas no município são realizadas no Parque da Raposa, espaço que pode comportar até 10 mil pessoas. Todo ano o Parque da Raposa lota de brincantes dessa festa, lá anualmente se apresentam vários bois da região e do estado.
  • Artesanato: Na cidade existe vários artesãos que trabalham com barro, seus trabalhos ficam expostos e à venda na Avenida da Amizade, no sentido Pindaré-Mirim, também existe vários pintores de tela na cidade.
Lazer

O lazer na cidade se dá principalmente às baladas noturnas, às praias de água doce, lagos e parque aquáticos.

O clima na cidade de Santa Inês é quente e úmido, possuindo duas estações: uma chuvosa, que vai desde a segunda quinzena do mês de dezembro até a primeira semana de junho, e outra seca, que vai da segunda semana de junho até a primeira quinzena de dezembro. Os meses de maiores precipitações são março e abril e os menores são julho e agosto. Entre os meses de maio e agosto é muito comum os dias serem quentes e as madrugadas e as primeiras horas da manhã serem frias com temperaturas entre 18 C° e 21 C°, nesta época também é muito comum se formar nevoeiros pela cidade, reduzindo a visibilidade e causando transtornos para motoristas que trafegam pelas estradas e pelo centro da cidade.

A religião Católica, tem sido por muitos anos a religião predominante no município, porém tem perdido espaço para outras denominações, como por exemplo, a Igreja Batista Peniel, Igreja Adventista,Testemunhas de Jeová, Assembleia de Deus, Igreja Cristã Maranata, Congregação Cristã no Brasil, entre outras igrejas cristãs. Também há outras denominações como a Maçonaria, Centros Espíritas e religiões afro-descendentes como os terreiros de Tambor de Mina, Candomblé e a Umbanda. Hoje 30% da população de Santa Inês é considerada evangélica (IBGE 2019).

As principais atrações são as praias e os lagos. Por exemplo, o Lago do Remanso: Lago de extrema beleza natural com cerca de 11 km de comprimento.

As atrações turísticas em Santa Inês são:

  • Igreja da Matriz
  • Lago do Remanso
Crescimento populacional
Censo Pop.
197027 598
198049 44279,2%
199164 71330,9%
200068 3215,6%
201077 28213,1%
202285 01410,0%
Fontes: Censo IBGE/2022[6]
Creche municipal no bairro COHAB

Santa Inês tem se destacado como um polo regional de educação. A cidade recebe diariamente alunos de cidades vizinhas tais como Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Luzia, Bela Vista, Igarapé do Meio, Zé Doca e Bom Jardim. Há vários centros de ensino, como:

Escolas particulares
  • Escola Horas Alegres
  • Escola Rumo ao saber
  • Instituto Isabel Cristina
  • Colégio Adventista de Santa Inês (CASI)
  • Escola São João Batista
  • Escola Passos Firmes
  • Colégio ESI
  • Escola Tia Ana
  • Escola Roda Viva
  • Escola Cristã Evangélica
  • Escola Menino Jesus
  • Faculdade Infantil Trilha do Saber
Escolas Beneficentes (ONGs)
Rede municipal
  • Escola Mun. Humberto de Campos
  • Escola Mun. Darcy Ribeiro
  • Escola Mun. Bandeira Tribuzzi I
  • Escola Mun. Bandeira Tribuzzi II
  • Escola Mun. Edmilson Gonçalves
  • Escola Mun. João Paulo II
  • Escola Mun. Maria Bringel
  • Creche Mun. Maria Aragão
  • Escola Pedro Lima
  • Escola Mun. Simone Macieira
  • Escola Mun. Benedito Sabbak Thomé
  • Creche Mãe Preta
  • Escola Mun. Coração de Jesus


Rede estadual
Rede federal
Ensino superior

Comunicação

[editar | editar código-fonte]
Sede da TV Remanso
  • 05.1 - TV Difusora (SBT)
  • 13.1 - TV Mirante Cocais (Rede Globo)
  • 13.2 - TV Educação (Futura)
  • 15.1 - RedeTV Santa Inês (RedeTV)
  • 19.1 - Rede Mais Família
  • 19.2 - TV Boas Novas
  • 31.1 - TV Gazeta
  • 33.1 - TV Meio Norte Santa Inês (Rede Meio)
  • 36.1 - TV Remanso (Rede Record)
  • 50.1 - TV Cidade (Rede Brasil)


A economia do município gira em torno, principalmente, do comércio. Santa Inês é a sede comercial para vários municípios em um raio de 200 km. Além do comércio outros setores que se destacam são as prestações de serviços, agricultura e recentemente o setor imobiliário.

Táxi aéreo no Aeroporto Regional de Santa Inês

Transporte ferroviário

[editar | editar código-fonte]

A Estação Ferroviária de Santa Inês é uma estação de trens de passageiros da Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale S.A,[8] onde na qual, possui uma movimentação bastante intensa de centenas de pessoas que nela embarcam e desembarcam regularmente. Inaugurada em 1993, é uma das principais estações ferroviárias do estado, onde são oferecidas passagens de trem para a capital maranhense São Luís, para as outras cidades maranhenses situadas às margens da ferrovia e para as cidades paraenses de Marabá e Parauapebas.[9] Está situada no km 213 da EFC, nas proximidades entre a MA-006 e o povoado de Olho d'Água dos Carneiros, pertencente ao município de Pindaré-Mirim.[10][11]

Esta e uma lista de bairros do município de Santa Inês, no Maranhão.

  • Aeroporto
  • Água Preta
  • Alto da Raposa
  • Angelim[12]
  • Barreirinha
  • Canaã
  • Canecão
  • Canecão Rodoviário
  • Casa & Jardim
  • Centro
  • CEPLAC
  • Céu
  • Cohab
  • Coheb
  • Conjunto da Vale
  • Vila Conceição
  • Cutia Pelada
  • Jardim Abreu
  • Jardim Brasília
  • Jardim Nova Era
  • Jardim Primavera
  • Jardim Tropical
  • Jardim Magnólia
  • Laranjeiras
  • Mercado Municipal
  • Mutirão
  • Nova Santa Inês
  • Palmeira
  • Parque Santa Cruz
  • Parque Pra Morar I
  • Parque Pra Morar II
  • Parque Pra Morar III
  • Residencial Brisas do Pindaré
  • Residencial Colina Park
  • Residencial Casa e Jardim
  • Residencial Sol Nascente
  • Sabbak
  • Santa Filomena
  • Santo Antônio
  • São Benedito[13]
  • São Cristóvão
  • Vila Adelaide Cabral
  • Vila Cabral
  • Vila Davi
  • Vila Edmundo Rios
  • Vila Marcony
  • Vila Militar
  • Vila Olímpica
  • Vila Parente

Referências

  1. «Candidatos a vereador Santa Inês-MA». Estadão. Consultado em 17 de junho de 2021 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO BRASIL E UNIDADES DA FEDERAÇÃO COM DATA DE REFERÊNCIA EM 29 DE AGOSTO DE 2024». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2024 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2016 
  5. a b «Pib dos municípios maranhenses». IBGE. 2014. Consultado em 19 de janeiro de 2014 
  6. «Evolução da população, segundo os municípios - 1872/2010» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 18 de abril de 2023 
  7. https://www.portalbsd.com.br/terrestres_channels.php?cidade=275
  8. Ricardo, Carlos Alberto (1 de janeiro de 1998). Povos indígenas no Brasil: 1991/1995. [S.l.]: Instituto Socioambiental 
  9. «Santa Inês -- Estações Ferroviárias do Estado do Maranhão». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 7 de agosto de 2020 
  10. «Onde Comprar». www.vale.com. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  11. «Estação Ferroviária De Santa Inês no Santa Inês Maranhão 65370-000 - Diretório de empresas». empresascatalogo.com. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  12. Prefeitura de Santa Inês (20 de novembro de 2019). «Gestão Vianey Bringel inaugura poço artesiano no Bairro Angelim». Consultado em 5 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 5 de janeiro de 2020 
  13. imirante.com (11 de novembro de 2019). «Fluminense e Jardim Brasília farão a final da Copa Santa Inês». Consultado em 5 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 5 de janeiro de 2020 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]