Santa Maria del Buon Consiglio a Porta Furba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Santa Maria del Buon Consiglio, no rione Monti.
Vista da fachada.

Santa Maria del Buon Consiglio a Porta Furba é uma igreja de Roma localizada na Via Tuscolana, 613, no quartiere Tuscolano[1]. É dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho.

História[editar | editar código-fonte]

Esta igreja foi construída em 1916 com base num projeto do arquiteto Costantino Sneider — responsável também pelas igrejas de Santa Maria Immacolata e San Giovanni Berchmans e Ognissanti — e aberta ao público em 9 de abril do mesmo ano. O primeiro edifício era bem pequeno, com uma pequena nave com corredores terminando numa abside. Este desenho se revelou inadequado e uma grande reforma foi realizada em 1955 por Paolo Stefani. Ele demoliu a abside antiga, construiu um grande transepto e reconstruiu uma nova depois dele. Ele também se manteve fiel ao estilo geral da obra de Sneider.

Vista do interior.

Em 1963, a abside foi afrescada por Carlo Mariani e, em 1988, um belo relevo em terracota de Nossa Senhora foi encomendado para decorar a fachada. Depois de alguma alteração no início da década de 1970, o presbitério foi remodelado em 2002.

Em 6 de dezembro de 1992, foi visitada pelo papa São João Paulo II.

Ela é sede de uma paróquia criada em 26 de julho de 1919 pelo papa Bento XV através da carta apostólica Inter officia Ecclesiae.

Referências

  1. «Santa Maria del Buon Consiglio» (em italiano). InfoRoma 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, C. (2000). «Le Chiese di Roma» (em italiano). Milano: Newton & Compton Editori. p. 204 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]