Santa Maria del Riposo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista da igreja.

Santa Maria del Riposo é uma igreja de Roma localizada no cruzamento da Via Aurelia e da Via della Madonna del Riposo, no quartiere Aurelio[1]. É dedicada a Virgem Maria sob o título de "Nossa Senhora do Repouso".

História[editar | editar código-fonte]

As origens desta pequena igreja são incertas, provavelmente uma antiga edícula rural transformada num oratório no século XV, época da qual são as primeiras informações escritas sobre ela. A igreja foi depois restaurada e embelezada pelos papas do século XVI, em particular Pio IV, a quem uma placa no interior atribui a construção, em 1561, para permitir uma veneração mais adequada de um ícone mariano, a "Madonna del Riposo", famoso por ter realizado muitos milagres segundo a tradição popular. A igreja foi ampliada em 1566 por Pio V, que mandou construir nas imediações uma casa de campo, conhecida como Casale di San Pio V, destruída em 1958 para permitir o alargamento da via: dela resta apenas um portal de silhares. Outras obras de restauração foram executadas em 1901 (como atesta uma lápide no interior) e 1958, durante o pontificado de Pio XII, o autor da famosa "Oração à Madonna del Riposo"[2]. Nesta última, a igreja, considerada como valiosa por representar um dos raros exemplos de arquitetura rural em Roma, foi praticamente reconstruída[3].

Atualmente, a igreja é uma igreja subsidiária da paróquia de San Pio V.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Vista do interior, com destaque para o famoso ícone da Madonna del Riposo.

Externamente, a igreja se apresenta de forma muito simples, com uma fachada encimada por um tímpano e um pequeno campanário. Na fachada está a inscrição "Madonna del Riposo" e o brasão de Pio V. Do lado da porta de entrada, precedido por cinco degraus, está uma lápide que relembra as obras de restauração executadas durante o pontificado de Pio XII.

O interior tem uma única nave, com um pequeno arco triunfal rebaixado que separa o ambiente em duas portas: a região para os fieis, da qual se abre a porta para a sacristia, e o presbitério, onde está o venerado afresco. Este, exposto na parede de fundo da pequena abside, é da época do Renascimento. Na abóbada está presente um outro afresco, "Coroação da Virgem Maria". Nas paredes laterais estão expostos muitos ex-votos dos fieis.

Referências

  1. «Cappella della Madonna del Riposo» (em italiano). InfoRoma 
  2. Senatore, Federico (2016). Dovunque mi trovi, parte del mondo. Storia di Augusto, da Montecassino al Protettorato somalo con Vademecum della Somalia (em italiano). [S.l.]: Edizioni Efesto. p. 170-171 
  3. «Santa Maria del Riposo» (em italiano). Roma Sparita 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, C. (2000). Le Chiese di Roma (em italiano). Milano: Newton & Compton Editori. p. 193 
  • Carpaneto, G. (2006). Vários, ed. I quartieri di Roma. Quartiere XIII. Aurelio (em italiano). Roma: Newton & Compton Editori 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]