Santa Rita do Araguaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Santa Rita.
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades contendo este nome, veja Araguaia.
Município de Santa Rita do Araguaia
Bandeira de Santa Rita do Araguaia
Brasão indisponível
Bandeira Brasão indisponível
Hino
Fundação 12 de outubro de 1953 (64 anos)
Gentílico santarritense
Lema Desenvolvimento para todos!
Prefeito(a) Tânia Toledo Salgueiro[1] (PSD)
(2017–2020)
Localização
Localização de Santa Rita do Araguaia
Localização de Santa Rita do Araguaia em Goiás
Santa Rita do Araguaia está localizado em: Brasil
Santa Rita do Araguaia
Localização de Santa Rita do Araguaia no Brasil
17° 19' 33" S 53° 12' 18" O17° 19' 33" S 53° 12' 18" O
Unidade federativa  Goiás
Mesorregião Sul Goiano IBGE/2013[2]
Microrregião Sudoeste de Goiás IBGE/2013[2]
Municípios limítrofes Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha e Ponte Branca em Mato Grosso e Mineiros em Goiás
Distância até a capital 500 km
Características geográficas
Área 1 361,768 km² [3]
População 7 916 hab. estatísticas IBGE/2013]][4]
Densidade 5,81 hab./km²
Altitude 720 m
Clima tropical úmido Aw
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,714 elevado PNUD/2010[5]
PIB R$ 130 364 mil IBGE/2013]][6]
PIB per capita R$ 17 155 040 IBGE/2013]][7]
Página oficial

Santa Rita do Araguaia é um município brasileiro do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Sua população estimada em 2013 era de 7 916 habitantes.[8]

História[editar | editar código-fonte]

A história da Fundação do Município de Santa Rita do Araguia começa em 1850, quando o desbravador José Manoel Vilela, residente às margens do rio Claro, atual Município de Jataí, desde 1836, estendeu o domínio de suas terras até o Rio Araguaia. Em 1854, ele e Dona Leocádia Perpétua de Silvéria doaram 2000 alqueires de terras da Fazenda Araguaia ao Patrimônio da Paróquia de Santa Rita dos Impossíveis, no Cartório de Notas de Torres do Rio Bonito, atual Município de Caiapônia. O remanescente da fazenda Araguia foi vendido as famílias Vigilato Rodrigues Luciano e Manoel Fernandes Pereira, que doou partes de suas terras a Zeca Ferreira. A Igreja dividiu suas terras, iniciando a colonização sob o regime de aforamento, época em que foi outorgado a José Manoel Salgueiro, o Título de Fabriqueiro. Com a ocorrência de um incêndio no Cartório de Tabelionato, houve a destruição dos documentos, ocasionando possivelmente algumas renegociações e o Fabriqueiro com sua esposa Dona Mara Júlia Carvalho Salgueiro, a cinco de setembro de mil novecentos de dezenove, ratificaram a doação no Cartório do Primeiro Oficio João Coutinho, na Cidade de Goiás Velho, registrado no Livro de n° 3, fls. 951, do Cartório Imobiliário de Jataí - GO.

Em quatro de fevereiro de mil novecentos e vinte, o Fabriqueiro já exercia na Sede da Fazenda dos Salgueiros o comércio de gênero alimentícios e produtos industrializados, e nas proximidades desses comércios foi surgindo o Povoado que mais tarde foi elevado à Categoria de Vila. Depois de algum tempo uma Nova Vila surgia em outro lugar, logo abaixo, sendo elevada a Categoria de Distrito de Mineiros no ano de hum mil e novecentos e onze, fato primordial para o esvaziamento da vila originária, causando a extinsão do Comércio do Salgueiro, conhecido como Comércio de Cima. Em 31 de dezembro de 1943, pelo o Decreto - Lei Estadual 8.305, a Nova Vila é denominada Ivapé, palavra indígena, cujo significado é "caminho das frutas". E, finalmente, pela Lei N. 806 de 12 de outubro de 1953 o Distrito de Ivapé recebe a Elevação de Categoria para Município com nova denominação, passando a se chamar Santa Rita do Araguaia. Os santarritenses nasceram possuindo uma extensão territorial de 1.362 Km2, limitando-se sentido Norte - Oeste com os Municípios de Araguainha - MT e Alto Araguaia - MT, interligados pelo Rio Araguaia, e Mineiros - GO no sentido Sul - Leste, de onde seu território foi desmembrado. Sua vegetação é característica do Bioma Cerrado do Brasil Central, favorecendo o desenvolvimento da agricultura, especialmente a pecuária bovina de corte.

A mineração, ainda pouco explorada à época, apresentou uma produção de gema diamantífera considerável, tendo sido registrado o aparecimento de uma medindo 42 quilates no Garimpo do Luciano localizado à margem direita do Rio Araguaia a 07 km da Cidade de Araguainha - MT.

Geografia e infraestrutura[editar | editar código-fonte]

A cidade de Santa Rita do Araguaia - GO dista 90 km da Nascente do Grande Rio Berohokã, situada a uma altitude de 750m. Situa - se a 500 km de Goiânia.

Com uma população estimada em 6.928 habitantes IBGE 2010, o município conta com sistemas de telefonia, energia elétrica e tratamento de água. Possui Agências Bradesco, Lotérica, Banco do Povo e Correios, além dos sistemas integrados de atendimento ao povo de Santa Rita em Alto Araguaia - MT, tais como: INSS, Banco do Brasil, Receita Federal, Rede/CEMAT/CELG, Rotary Club, Maçonaria, AABB, TIM, OI, Claro, Vivo, AIH (Autorização de Internação Hospitalar) no Hospital Municipal, entre outros serviços prestados.

Já o Sistema de Saúde Pública conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim dos Santos Borges (Bairro Vila Nova); Um Programa Saúde da Família (PSF) Júlio Alves de Oliveira (Bairro Bela Vista) e um Posto de Saúde (PS) Hermelindo Rodrigues Paniago (Bairro Bela Vista).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Goiás é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.