Santa Rita do Sapucaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Rita do Sapucai
  Município do Brasil  
Símbolos
Brasão de armas de Santa Rita do Sapucai
Brasão de armas
Hino
Lema Angulus Ridet (recanto feliz)
Gentílico santa-ritense
Localização
Localização de Santa Rita do Sapucai em Minas Gerais
Localização de Santa Rita do Sapucai em Minas Gerais
Localização de Santa Rita do Sapucai em Minas Gerais
Santa Rita do Sapucai está localizado em: Brasil
Santa Rita do Sapucai
Localização de Santa Rita do Sapucai no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Rita do Sapucai
Coordenadas 22° 15' 07" S 45° 42' 10" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Pouso Alegre, Cachoeira de Minas, São José do Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Natércia
Distância até a capital 420 km
História
Fundação 24 de maio de 1892
Administração
Prefeito(a) Paulo Cândido da Silva
Características geográficas
Área total 350,874 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 36,150 hab.
Densidade 99,5 hab./km²
Clima tropical de altitude
Altitude 821 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,789 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 510.091 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 14 844,00

Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 33.802 habitantes. É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas, desta área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a ETE, o Inatel e a FAI. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.

Perfil

Rio Sapucaí em Santa Rita do Sapucaí.

Santa Rita do Sapucaí é conhecida em Minas Gerais por sua vanguarda no ramo da eletrônica e telecomunicações, pois tem um arranjo produtivo local dessas indústrias. Depois do seu grande desenvolvimento, ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro.

A semente do Vale da Eletrônica foi plantada pela milionária benemérita "Sinhá Moreira", que fundou a escola técnica de eletrônica. Logo depois, foi criado o INATEL e alguns anos depois a FAI. Essas três escolas formam a mão-de-obra do Vale.

Assim, a idéia de Dona Sinhá Moreira expandiu-se e foi incorporada pelas administrações públicas, passando a contar com a força de outros nomes expressivos no panorama econômico e político brasileiro, o que a conduziu para a formação do chamado "vale da Eletrônica".

Desde então, a cidade tomou novos rumos na área tecnológica, criando ambiente para que os alunos ali formados permanecessem com suas idéias e projetos, criando novas indústrias, que passarm a dar o tom do desenvolvimento à cidade, possibilitando que seus jovens ali se empregassem e desenvolvessem suas carreiras profissionais. Hoje a oferta de empregos é grande e a renda "per capita" anual é alta e pode ser comparada a de importantes cidades, como Sorocaba, Uberlândia e Piracicaba.

Rodovias

A principal rodovia que corta o município é a BR 459 ligando Paraty (Rio de Janeiro) - RJ a Poços de Caldas - MG

Links

Site da Prefeitura

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Em Santa Rita do Sapucaí tem a melhor escola do brasil "Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida" com a nossa querida Diretora Monica Carvalho Ribeiro.