Saltar para o conteúdo

Santa Solange

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Santa Solange
Santa Solange
Virgem e mártir
Nascimento séc. 9
próximo de Burges, França
Morte 880
Veneração por Igreja Católica, especialmente em Sainte-Solange, Arquidiocese de Bourges
Principal templo Sainte-Solange
Festa litúrgica 10 de maio
Atribuições pastora em oração
Padroeira Berry, França e Burges, França, para chuva, vítimas de estupro e pastores
Portal dos Santos

Solange[1] (próx. de Burges, século IX880[2]) foi uma pastora de ovelhas franca e santa cristã venerada localmente e cefalófora, cujo culto é restrito a Sainte-Solange, Cher.

Solange nasceu em uma família pobre, mas devota, na cidade de Villemont, perto de Bourges, e consagrou sua virgindade aos sete anos de idade; segundo alguns, sua mera presença curava os doentes e expulsava demônios. O filho do conde de Poitiers ficou muito encantado com a beleza e popularidade de Solange, e a abordou enquanto ela cuidava de suas ovelhas, mas ela rejeitou sua proposta. Ele discutiu com ela sem sucesso, e então decidiu raptá-la.

À noite, ele veio e levou Solange à força, mas ela lutou com tanta violência que caiu do cavalo dele enquanto atravessavam um riacho. O sequestrador ficou furioso e a decapitou com sua espada. Segundo a lenda mais desenvolvida, a cabeça de Solange invocou três vezes o Santo Nome de Jesus, e como São Dinis de Paris e outros santos em territórios gauleses, Solange pegou sua cabeça com as próprias mãos e caminhou com ela até a igreja de São Martinho, na vila de Saint-Martin-du-Crot (Sainte-Solange), onde só então caiu realmente morta.[3]

Imediatamente surgiu um culto em torno dela, onde muitas curas milagrosas foram atribuídas à sua intercessão. Em 1281, um altar foi erguido em sua homenagem naquela igreja, que preservou sua cabeça decepada como uma relíquia e passou a se chamar Igreja de Santa Solange, enquanto um campo próximo onde ela havia rezado passou a ser conhecido como “Campo de Santa Solange”. Era costume dos moradores locais, em tempos de grande dificuldade, fazer uma procissão por Bourges com a cabeça relicária à frente, invocando-a contra a seca.

A festa litúrgica de Santa Solange na Igreja Católica acontece no dia 10 de maio.

  1. Versão francesa de Solemnia, de acordo com J.-M. Barbé no livro Tous les prénoms, lançado em 1992.
  2. Não há uma data certeira de seu nascimento ou morte, mas sabe-se que seu nascimento aconteceu próximo à Burges, no século IX (9) e sua morte no ano de 880.
  3. Sainte Solange