Santi Fabiano e Venanzio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja dos Santos Fabiano e Venâncio na Villa Fiorelli
Santi Fabiano e Venanzio a Villa Fiorelli
Santi Fabiano e Venanzio
Vista da igreja
Tipo
Estilo dominante
Arquiteto Clemente Busciri Vici
Fim da construção 1936
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração 1959
Website
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 05" N 12° 31' 18" E

Santi Fabiano e Venanzio, conhecida também como Santi Fabiano e Venanzio a Villa Fiorelli, é uma igreja titular de Roma, Itália, localizada na esquina da Via Terni com a Piazza di Villa Fiorelli, no quartiere Tuscolano[1]. É dedicada ao papa São Fabiano e a São Venâncio de Camerino. O cardeal-presbítero protetor do título cardinalício de Santos Fabiano e Venâncio na Villa Fiorelli é Carlos Aguiar Retes, arcebispo da Cidade do México e primaz do México.

História[editar | editar código-fonte]

A paróquia foi criada pelo papa Pio XI (r. 1922–1939) em 1933, depois que a antiga igreja dos camerinenses, Santi Venanzio e Ansovino, no rione Campitelli, foi demolida. Ela foi inaugurada como igreja regional de Camerino em 1936 e desde então é servida pelo clero da Diocese de Roma. É um projeto de Clemente Busiri Vici, com três naves, corredores laterais estreitos e um teto levemente inclinado. Porém, a igreja só foi formalmente consagrada em 1959 pelo monsenhor Luigi Traglia.

Em 1973, o papa Pio VI, através da constituição apostólica Eccleasiae Sanctae, criou o título cardinalício de Santos Fabiano e Venâncio na Villa Fiorelli com sede em Santi Fabiano e Venanzio[1].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Interior

Na fachada da igreja estão duas lápides comemorativas. A primeira recorda o bombardeio aliado de Roma em 13 de agosto de 1943, que deixou 1 500 mortos e destruiu, em parte, a igreja, que logo depois recebeu uma visita do papa Pio XII (r. 1939–1958). A segunda recorda Dom Andre Santoro, sacerdote que foi pároco desta igreja entre 1994 e 2000 que foi assassinado na Turquia em 5 de fevereiro de 2006.

O interior se apresenta em três naves. O presbitério é coroado por um mosaico que recobre uma parede inteira e representa Cristo em posição de benção com os santos Fabiano e Venâncio. Em diversos pontos da igreja estão obras de arte oriundas da demolida igreja de Santi Venanzio e Ansovino.

Referências

  1. a b «Santi Fabiano e Venanzio a Villa Fiorelli» (em italiano). InfoRoma 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]