Santiago Bernabéu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santiago Bernabéu Yeste)
 Nota: Se procura o estádio de futebol, veja Estádio Santiago Bernabéu.
Santiago Bernabéu
Santiago Bernabéu com 74 anos, em 1969.
Informações pessoais
Nome completo Santiago Bernabéu Yeste
Data de nascimento 8 de junho de 1895
Local de nascimento Almansa, Albacete,
Espanha
Data da morte 2 de junho de 1978 (82 anos)
Local da morte Madrid, Madrid,
Espanha
Informações profissionais
Posição Atacante
Clubes de juventude
1909-1912 Real Madrid
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1912-1927 Real Madrid 495000 (227)

Santiago Bernabéu Yeste, mais conhecido como Santiago Bernabéu (Almansa, 8 de junho de 1895Madrid, 2 de junho de 1978), foi um soldado, futebolista e empresário espanhol. Jogou como futebolista a carreira toda pelo Real Madrid. Depois, tornou-se presidente do clube, e até hoje segue sendo considerado como a pessoa mais importante da História da equipa. Também foi soldado pelos franquistas na Guerra Civil Espanhola.

História[editar | editar código-fonte]

Carreira Futebolística[editar | editar código-fonte]

Nascido em Almansa, sua família mudou para Madrid quando Bernabéu era muito jovem. Em 1909, aos 14 anos, Bernabéu começa a jogar na equipe júnior do Real Madrid.

Em 1912, aos 17 anos, Bernabéu passa a integrar a equipe profissional do Real Madrid. Pelo Real Madrid, Bernabéu, que jogava como atacante, chegou a marcar cerca de 200 gols pelo clube e jogou por vários anos como capitão do time, até se aposentar em 1927.

Guerra Civil Espanhola[editar | editar código-fonte]

Depois de se aposentar, em 1927, Bernabéu continuou associado ao clube, mas, em 1936, ocorreu a Guerra Civil Espanhola e em decorrência disto, o futebol profissional parou de ser jogado na Espanha. Durante a guerra, Bernabéu lutou como soldado para os franquistas, sob o comando do General Agustín Muñoz Grandes, nas forças autodenominadas "nacionalistas" de Francisco Franco, lutando na campanha de Catalunha.

Carreira empresarial[editar | editar código-fonte]

Ao fim da Guerra Civil Espanhola, o Real Madrid estava totalmente desestruturado e prestes a falir. Durante a guerra, vários dirigentes e funcionários do clube morreram ou desapareceram. Até troféus de antigas conquistas do clube foram roubados. Para piorar, o Real Madrid não recebia nenhuma ajuda do governo espanhol.

Então, por vários meses, Bernabéu começou a procurar e a entrar em conta(c)to com vários ex-dirigentes e ex-jogadores do clube, que sobreviveram à guerra, para reestruturar o time. Conseguindo jogadores, o time se remontou, mas o time ainda era muito pobre e Bernabéu um dos principais dirigentes.

Alguns anos depois, numa partida contra o FC Barcelona, em 1943, houve um duro confronto entre as torcidas. Por decisão do governo os presidentes dos dois times foram obrigados a deixarem o cargo. No Real Madrid, saiu o presidente Antonio Santos Peralba, depois, Bernabéu foi eleito o novo presidente do clube.

O Real Madrid ainda estava muito abaixo da estrutura de clubes como FC Barcelona e Athletic Bilbao. Então, Bernabéu começou a reestruturar todos os setores do clube e construiu um estádio que foi considerado como o maior da época - o estádio que viria a ter o seu nome no futuro. Nessa grande reestruturação do clube, importantes jogadores da época passaram pelo time, como Molowny, Muñoz, Di Stéfano, Gento, Rial, Santamaría, Kopa, Puskás, Amancio, Pirri, Netzer, Santillana, Juanito, Camacho, del Bosque e muitos outros.

Em 1955, Bernabéu e Gustav Sebes criaram um torneio com base na Copa Latina. Ao longo dos tempos, este torneio teve sucesso e se tornou na Liga dos Campeões da UEFA], hoje administrado pela UEFA.

Como presidente do Real Madrid, Bernabéu conseguiu diversos títulos de grande importância: 1 Taça Intercontinental, 6 Copas da Europa, 16 Campeonatos Espanhóis, e 6 Copas da Espanha.

Bernabéu foi presidente do Real Madrid até quando faleceu, a 2 de junho de 1978, em Madrid.


Em sua homenagem, o Estádio do clube ganhou o seu nome: Estádio Santiago Bernabéu, hoje considerado um estádio 5 estrelas pela UEFA e um dos maiores estádios do mundo.

Foi o 11.º presidente do Real Madrid CF.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Antonio Santos Peralba
Presidente do Real Madrid CF
1943-1978
Sucedido por
Luis de Carlos
Bandeira de EspanhaSoccer icon Este artigo sobre um futebolista espanhol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.