Santos Futebol Clube (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santos de João Pessoa
SantosFCPB.png
Nome Santos Futebol Clube (João Pessoa)
Alcunhas Santos de Tereré, Tigre de Jampa
Mascote Tigre
Fundação 9 de setembro de 1949 (68 anos)
Estádio Almeidão
Capacidade 45.000
Localização João Pessoa, PB
Presidente Brasil Leonardo Marsicano
Treinador Brasil
Competição Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Santos Futebol Clube é uma agremiação esportiva de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, fundada a 9 de setembro de 1949.

Está licenciado das competições promovidas pela FPF desde 1997. Suas cores são as mesmas do seu homônimo mais famoso (preto e branco).

História[editar | editar código-fonte]

Fundado por Jonatas Figueiredo de Souza, Renato Queiroz Fernandes e José Walter Marinho Marsicano (conhecido por Tereré), o Santos disputou o Campeonato Paraibano pela primeira vez em 1954. Foram 39 anos consecutivos na primeira divisão (recorde que durou até 2013, quando o Botafogo alcançou 40 participações seguidas) até 1992, quando caiu para a Segunda Divisão estadual no ano seguinte. Seu primeiro - e único - título como profissional foi justamente no segundo escalão do futebol paraibano, em 1996.

A última participação do Santos na primeira divisão paraibana foi em 1997, caindo juntamente com o Nacional de Cabedelo, com quem havia sido rebaixado em 1992. Disputou a Segunda Divisão em 1998, perdendo uma das vagas de acesso para o Serrano, que liderou a primeira fase da competição, e foi o lanterna da segunda fase, com apenas 1 ponto. Desde então, o clube afastou-se do futebol profissional, mantendo suas categorias de base.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.