Santuário Dom Bosco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Santuário Dom Bosco
Arquiteto Carlos Alberto Naves
Construção 1963
Inauguração 23 de maio de 1970 (49 anos)
Diocese Arquidiocese de Brasília
Website Página oficial
Geografia
País  Brasil
Cidade Brasília
Coordenadas 15° 48' 02" S 47° 53' 41" O

O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas igrejas de Brasília, e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais da cidade.

Ele foi criado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves. Homenageando o padroeiro de Brasília, Dom Bosco, a construção do santuário foi iniciativa da Congregação Salesiana com parceria do Governo Federal. Sob a inspiração do sonho de Dom Bosco com Brasília, também foi erguida uma pequena ermida de frente ao Lago Paranoá a Ermida Dom Bosco.

História[editar | editar código-fonte]

Foi construído numa posição bastante central do Plano Piloto, foi projetado por Carlos Alberto Naves. A construção foi iniciada em 1963 e foi terminada em 23 de maio de 1970. Foi construído por Salesianos da Inspetoria São João Bosco.[1]

O Santuário foi eleito uma das sete maravilhas de Brasília em 2008 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC).

Em 2017, a Congregação Salesiana doou a relíquia de Dom Bosco para o santuário. O motivo da doação é pela ligação de Dom Bosco com Brasília: profetizou a fundação da nova capital.


Panorama do interior do santuário.

Referências

  1. «Santuário Dom Bosco | Brasil | Conhecendo Brasília». Turismo em Brasília | Brasil | ConhecendoBrasília.com (em inglês). Consultado em 15 de abril de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Santuário Dom Bosco
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.