Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão
Vista externa do Santuário
Construção 1988 - 1995
Diocese Diocese de Quixadá
Bispo Ângelo Pignoli
Local Quixadá,  Brasil

O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão é um templo católico situado a 12 km do centro da cidade de Quixadá, no estado do Ceará. Fica a cerca de 550 m de altitude, no Morro do Urucu[1][2][3][4]

História[editar | editar código-fonte]

Foi idealizado e construído pelo então bispo de Quixadá Dom Adélio Tomasin. Suas obras foram iniciadas em 1988 com a construção da estrada de acesso ao platô onde seria construída a igreja. Em 1993 foi colocada a pedra fundamental e em 11 de fevereiro em 1995 ocorreu a inauguração. [1][5]

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Em seu interior existem painéis com a imagens da Virgem Maria com o nome no qual é venerada em vinte e sete países latino-americanos[2]

Com um clima agradável, dispõe de gruta, restaurante (de onde se tem uma vista dos monólitos, lagoas e vegetação local), hotel, auditório e livraria. Próximo ao Santuário existem ainda trilhas para trekking e rampas para voo livre de parapente e asa-delta.

Na subida da serra, pode-se acompanhar estações religiosas, com estátuas de 1,80 m de altura, retratando a Paixão e Ressurreição de Cristo[3].

O santuário tornou-se ponto de romaria de fiéis cearenses e de outros estados. Todos os fins de semana, devotos e visitantes visitam o local que também tem uma capela para orações, área própria para retiros religiosos e restaurante.[1][5] Os meses de maior visitação, além do mês de fevereiro dedicado às festividades da Virgem Maria, há um grande número de visitantes nos meses de maio, julho e dezembro.[1]


Referências

  1. a b c d «Quixadá festeja Nossa Senhora Rainha do Sertão». Jornal O Povo. Consultado em 25 sout 2009  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b «Santuário de Nossa Senhora faz aniversário». Jornal Diário do Nordeste. Consultado em 25 sout 2009  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b «Devoção e turismo em Quixadá». Jornal Diário do Nordeste. Consultado em 25 sout 2009  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Santuário de Nossa Senhora faz aniversário». Prefeitura Municipal de Quixadá. Consultado em 25 sout 2009  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. a b http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=927297
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.