Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santuário de Nossa Senhora da Abadia

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia fica situado na freguesia de Santa Maria do Bouro, Amares.

Localização[editar | editar código-fonte]

Situado na encosta de uma montanha, em Santa Maria de Bouro, no concelho de Amares, na freguesia de Santa Maria do Bouro. Está a cerca de 4 km do Antigo Mosteiro de Santa Maria de Bouro, actualmente uma Pousada de Portugal,

À sua volta impera uma natureza deslumbrante, oxigenada pelos plátanos enormes que marginam o terreiro que dá acesso ao adro do grande santuário e a vegetação do ribeiro que se escapa entre agrestes serranias, quebrando o silêncio religioso de um recanto de oração e lazer.

As águas do rio Nava a "correr" no meio da vegetação
As águas cristalinas do rio Nava
Uma ponte sobre o rio

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia é um santuário mariano do séc XVIII que impressiona pela imponente fachada, assim como pelo seu estado de conservação. O interior do templo setecentista, tem três naves, separadas por arcadas de volta inteira assentes em colunas toscanas.

Nas naves laterais podem-se admirar vários altares, todos muito bem decorados e preservados.

O altar principal deslumbra pela sua grandiosidade, assim como pela beleza da sua talha dourada e imagens. Perto deste altar localiza-se um órgão dos finais do século XVIII.

Este templo é mantido pela paróquia de Santa Maria do Bouro.

Detalhe do Santuário de Nossa Senhora da Abadia
Interior do Santuário de Nossa Senhora da Abadia
Órgão do Santuário de Nossa Senhora da Abadia

História[editar | editar código-fonte]

Considerado por muitos o mais antigo santuário mariano, que teria sido construído entre os séculos VII e VIII. Apesar do primitivo santuário, recolhimento religioso chamado Mosteiro das Montanhas, que existia naqueles arredores por volta do ano 883, não existir qualquer vestígio. A fama, segunda a lenda, ressurge quando a imagem Virgem Maria que lá estava e desaparecida há muito, escondida pelos ermitas na altura da invasão árabe, teria sido encontrada num penedo por Frei Lourenço e seu companheiro Paio Amado após o aparecimento de uma luz misteriosa a indicar a sua localização.

Após esta descoberta, foi fundado o Mosteiro de Santa Maria do Bouro, onde habitavam os monges que zelavam e tornaram ainda mais grandioso o Santuário.

Gruta onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Abadia
Gruta mandada escavar pela Confraria aquando do bimilenário do nascimento de Nossa Senhora
Imponente cruzeiro do Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Festividades[editar | editar código-fonte]

Junto ao santuário realizam-se várias festas, romarias e procissões, sendo, destas festividades, as mais importantes: a peregrinação do concelho, sempre realizada no último domingo de Maio e a romaria no dia 15 de Agosto, o dia de Assunção de Nossa Senhora.

Referências

Ligações exteriores[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.