Santuário de Santa Rita de Cássia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santuário de Santa Rita de Cássia
Santuário de Santa Rita de Cássia
Fachada do Santuário de Santa Rita em Cataguases
Tipo
  • estrutura arquitetónica
Estilo dominante Moderno
Arquiteto Edgar Guimarães do Vale
Construção 1944 - 1948 - 1968
Diocese Diocese de Leopoldina
Geografia
País  Brasil
Cidade Cataguases, MG

O Santuário de Santa Rita de Cássia é um templo católico localizado em Cataguases, no estado brasileiro de Minas Gerais, pertencente à Diocese de Leopoldina[1].

História[editar | editar código-fonte]

A devoção a Santa Rita de Cássia chegou a Cataguases com os primeiros colonizadores. Em 1809, o alferes Henriques José de Azevedo doou o terreno para que nele fosse erguida uma capela em honra a Santa Rita. Em 10 de outubro de 1851, a lei provincial no. 534 criou a paróquia de Santa Rita do Meia Pataca. A pequena igreja passou por sucessivas reformas e ampliações. Projetada em estilo neogótico por Agostinho Horta Barbosa em 1893, foi profundamente remodelada no período de 1907 a 1909[2][3].

Em 1942, devido aos abalos apresentados na estrutura, decidiu-se pela construção de um novo templo. Em 1944 foi lançada a pedra fundamental da nova Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. A construção do atual templo iniciou-se em 1948 e foi concluída em 1968. Em 7 de julho de 1996, a igreja foi elevada à condição de santuário, em solenidade presidida pelo então bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho[2].

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O projeto do atual templo, assinado pelo arquiteto Edgar Guimarães do Vale, é contemporâneo à II Guerra Mundial. Seguindo o estilo moderno, o arquiteto deu ao templo a forma de um avião que, bombardeado, tivesse perdido uma asa. A nave assemelha-se ao bojo de um avião, envolvida por uma abóbada que se afunila da fachada em direção ao presbitério, no qual se encontra o altar-mor de mármore sob um baldaquino revestido de granito. O templo apresenta uma única torre, a qual possui 30 metros de altura, construída em formato ogival, à semelhança de um torpedo. A fachada é decorada com um painel em azulejos intitulado "A vida de Santa Rita", da pintora Djanira. Em 1995, a pintora Nanzita os passos da Via Crucis no interior do templo, em uma obra de estilo expressionista[2][3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Santuário Santa Rita de Cássia». Diocese de Leopoldina. Consultado em 5 de março de 2014. Arquivado do original em 6 de março de 2014 
  2. a b c Gilmar Moreira Gonçalves. «Cataguases, 150 sobre a proteção de Santa Rita de Cássia». Portal Cataguases Viva. Consultado em 5 de março de 2014. Arquivado do original em 31 de dezembro de 2010 
  3. a b «Igreja de Santa Rita de Cássia, Cataguases, MG». Portal Pátria Mineira. Consultado em 5 de março de 2014