Hydrangea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sarcostyles)
Nota: Se procura outros significados, consulte Hortênsia (desambiguação) e Hortência (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHidrângea
Classificação científica
Reino: Plantae
Sub-reino: Tracheobionta
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Cornales
Família: Hydrangeaceae
Subfamília: Hydrangeoideae
Tribo: Hydrangeeae
Género: Hydrangea
L.
Espécies
Ver texto.
Ficheiro:Hidrângea aspera sargentiana HabitusLeavesInflorescences BotGardBln0806a.JPG
Hydrangea aspera.
Hydrangea macrophylla (com flor azul, em solo ácido).
Hydrangea macrophylla (com flor rosada, em solo alcalino).

Hidrângea[1] é um género de plantas fanerogâmicas pertencente à família Hydrangeaceae também chamado hidranja[2] ou hortênsia,[3] que inclui cerca de 80 espécies, na sua maioria nativas do leste e sul da Ásia (desde o Japão e China, aos Himalaias e Indonésia) mas com algumas espécies nas Américas. A maioria das espécies são arbustos (com 1 a 3 m de altura), mas algumas são pequenas árvores e lianas. Inclui a hortênsia (Hydrangea macrophylla), utilizada como planta ornamental.

Algumas espécies do género Schizophragma, também da família Hydrangeaceae, são comercializadas sob o nome de "hydrangea" ou "hidrângea", especialmente a espécie Schizophragma hydrangeoides que apresenta grande semelhança morfológica com Hydrangea petiolaris (ambas as espécies são vendidas como "hidrângeas trepadoras").

Descrição[editar | editar código-fonte]

A maioria das espécies de Hydrangea são arbustos com 1–3 m de altura, mas algumas são pequenas árvores e outras são lianas que alcançam os 30 m de comprimento trepando pelas árvores. Podem ser de folha caduca ou perene, embora as mais amplamente cultivadas, espécies de climas temperados, sejam de folha caduca.

As espécies do género Hydrangea produzem flores desde o início da primavera até finais do outono. As flores agrupam-se em inflorescências terminais no extremo dos ramos mais jovens. Cada flor individual é relativamente pequena, a sua coloração é realçada por um círculo de brácteas modificadas localizadas em redor de cada flor.

As espécies que apresentam coloração com uma componente de azul, as várias colorações, como vermelho, malva, púrpura, violeta e azul que ocorrem nas flores são produzidas por uma simples antocianina, a mirtilina (delfinidina-3-glucosídeo). Aquele composto forma complexos com iões de metais, as metaloantocianinas,[4] as quais se combinam com outros pigmentos para produzir a cor da flor.[5][6] Nessas espécies, as flores podem ser cor de rosa, ou azuis, dependendo em parte do pH do solo. Em solos relativamente ácidos (pH entre 4,5 e 5), as flores tendem para o azul; em solos mais alcalinos (pH entre 6 e 6,5), as flores adquirem uma cor rosa; e em solos alcalinos (pH em torno de 8) as flores são esbranquiçadas.[7]

Espécies[editar | editar código-fonte]

O género Hydrangea inclui as seguintes espécies:

Sinonímia[editar | editar código-fonte]

  • Cornidia Ruiz et Pav.
  • Hortensia Comm.
  • Sarcostyles C. Presl ex DC.

Classificação do género[editar | editar código-fonte]

No antigo sistema lineano de classificação, o género tinha a seguinte classificação:

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Decandria, ordem Digynia Species plantarum (1753)

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Hydrangea
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Hydrangea

Galeria[editar | editar código-fonte]