Saripoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSelenidera
Selenidera culik (por John Gould
Selenidera culik (por John Gould
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Género: Selenidera
Espécies
Ver texto

Selenidera é um género de aves piciformes, da família Ramphastidae, que inclui seis espécies de saripocas e araçaris, nativas de zonas florestais da América do Sul tropical.

As saripocas são aves de médio porte, com 33 a 40 cm de comprimento, semelhantes aos tucanos, mas menores. O bico é relativamente grande, colorido, forte e serrilhado, adaptado a uma limentação à base de frutos, como nos restantes ranfastídeos. O grupo apresenta forte dimorfismo sexual e a única caracterítica comum entre os sexos é o padrão e cores do bico. De uma forma geral, os machos apresentam peito e boina negra, enquanto que as fémeas têm a cabeça marron-avermelhada. A restante plumagem é muito colorida e variável de espécie para espécie, em tons que incluem verde, amarelo, azul e vários tons de vermelho. A zona em torno dos olhos é desprovida de penas e apresenta pele azul-turquesa.

Estas aves habitam zonas de vegetação densa e raramente se aventuram em terreno aberto. Têm um modo de vida solitário ou em casais.

Taxonomia e sistemática[editar | editar código-fonte]

O gênero Selenidera possui seis espécies consideradas pertencentes ao gênero:[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. «Jacamars, puffbirds, toucans, barbets & honeyguides « IOC World Bird List». www.worldbirdnames.org (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2017 

https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?lang=DE&avibaseid=ABE76F691AB7C3AD