Saturn (automóvel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Saturn Corporation)
Saturn Corporation
Logotipo da Saturn.
Privada
Fundação 7 de janeiro de 1985
Encerramento 31 de outubro de 2010
Sede Spring Hill (Tennessee), Estados Unidos EUA
Área(s) servida(s)  Estados Unidos e  Canadá
Produtos Automóveis
Empresa-mãe General Motors
Website oficial www.saturn.com

A Saturn foi uma companhia de automóveis da General Motors, estabelecida em 1985. Seu primeiro slogan foi "um tipo diferente de empresa de automóveis" e operou de maneira independente da GM, com uma planta própria em Sping Hill, no estado do Tennessee, oferecendo modelos próprios em uma rede de concessionários separada. A empresa era uma resposta à ofensiva das montadoras nipo-americanas no mercado americano.

Um de seus automóveis mais conhecidos é o SL, o primeiro modelo a ser disponibilizado no mercado, que foi importado de maneira independente inclusive para o Brasil no ínicio dos anos 90 com a abertura das importações. O elétrico GM-EV1 foi outro modelo que foi oferecido a partir das concessionárias da Saturn. Outros modelos como o Saturn L-Series e o Saturn Astra, buscaram plataformas de veículos da Opel oferecer outros produtos no mercado.

Em virtude da crise financeira de 2008, a General Motors encontrou-se em grandes dificuldades operacionais, passando a ser controlada pelo governo do Estados Unidos para escapar da falência e aplicando diversas medidas rigorosas para se reorganizar; entre elas o desligamento das marcas Hummer, Pontiac e Saturn. Todas foram extintas no ano de 2010.

Alguns veículos da Saturn[editar | editar código-fonte]

Segunda geração do Saturn Vue, vendida no Brasil como Chevrolet Captiva

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.