Saul Leiter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Saul Leiter
Saul Leiter em Nova Iorque, 2008.
Nascimento 3 de dezembro de 1923
Pittsburgh, Estados Unidos
Morte 26 de novembro de 2013
Nova Iorque, Estados Unidos
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Fotógrafo e pintor

Saul Leiter (Pittsburgh, 3 de dezembro de 1923 - Nova Iorque, 26 de novembro de 2013) foi um fotógrafo e pintor estadunidense, cujo trabalho do início da décade de 1940 e 1950 foi um contributo importante para o que viria a ser chamado Escola de Fotografia de Nova Iorque.[1] Seu trabalho nos gêneros de fotografia de rua e moda é reconhecido pela sua inovação na estética formal, embora ele tenha um reconhecimento tardio.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Leiter nasceu em Pittsburgh, Pensilvânia. Seu pai era um professor reconhecido do Talmud, e o próprio Saul estudou para se tornar um rabino. Sua mãe deu a ele sua primeira câmera quando ele tinha 12 anos de idade. Aos 23 anos, e tendo desenvolvido um interesse precoce em pintura, ele decidiu deixar seus estudos em teologia e mudou-se para Nova Iorque para se tornar um artista.

Na cidade conheceu o pintor da escola expressionista abstrata, Richard Pousette-Dart, que junto com o fotógrafo W. Eugene Smith, que encorajou Leiter a continuar no caminho da fotografia.

Em 1948 começou a tirar fotografias coloridas. Seu trabalho como fotógrafo de moda por 20 anos foi publicado por vários meios gráficos importantes, como Show, Elle, British Vogue, Queen ou Nova.

Referências

  1. Livingston, Jane (1992). The New York School: Photographs 1936 - 1963 (em inglês). [S.l.: s.n.] ISBN 1-55670-239-6 
  2. Koetzle, Hans-Michael. Photographers A-Z (em inglês). [S.l.]: Taschen 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]