Saurophaganax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaSaurophaganax
Ocorrência: Jurássico Superior
Saurophaganax vs Apatosaurus

Saurophaganax vs Apatosaurus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Carnosauria
Superfamília: Allosauroidea
Família: Allosauridae
Género: Saurophaganax (Allosaurus)
Chure, 1995
Espécies

Saurophaganax maximus foi uma espécie de alosaurídeo, sendo considerado por alguns uma espécie de Alossauro (A. maximus)[1] . Saurophaganax foi um grande dinossauro carnívoro podendo chegar a 12 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesava 3 toneladas. O Saurophanganax é um membro da família dos alossauros e viveu no período Jurássico (de 205 a 145 milhões de anos) na América do Norte.

Seu tamanho foi estimado em 10,5 metros de comprimento, e 3 toneladas de peso, mas seu tamanho atualmente é estimado aos de 12 metros, pesar 3 toneladas, um peso considerado bem leve para seu tamanho, sendo mais rápido e ágil que outros dinossauros predadores do seu tamanho.

No seu ambiente tinha vários predadores, estando entre os maiores de seu ambiente e época, e abateria as maiores presas, como os saurópodos Apatosaurus, Diplodocus, e Stegosaurus. Muito pouco se sabe sobre ele e o seu comportamento, pois era um dos carnívoros mais raros da região, podendo representar apenas 1 por cento ou menos da fauna do Jurássico Superior na América do Norte.

Reconstrução do Saurophaganax
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Smith, David K.. (1998-04-10). "A morphometric analysis of Allosaurus". Journal of Vertebrate Paleontology 18 (1): 126–142. DOI:10.1080/02724634.1998.10011039. ISSN 0272-4634.