Saw (franquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saw
Jogos Mortais (BR)
Saw (PT)
Criador(es) James Wan
Leigh Whannell
Obra original Saw (2003)
Proprietário(s) Lionsgate
Anos 2003–presente
Publicações impressas
Quadrinhos
  • Saw: Rebirth (2005)
Filmes e televisão
Filmes
Curtas-metragens
  • Saw (2003)
  • Full Disclosure Report (2005)
  • The Scott Tibbs Documentary (2006)
Jogos
Jogos eletrônicos
Músicas Hello Zepp
Outros
Brinquedos Billy
Site oficial
www.lionsgate.com/franchises/saw

Saw (no Brasil, Jogos Mortais; em Portugal, Saw) é uma franquia de terror e suspense americana criada por James Wan e Leigh Whannell. Conta com dez longas-metragens e outras mídias. A franquia gira em torno de John Kramer, também chamado de "The Jigsaw Killer", ou simplesmente "Jigsaw", o qual foi apresentado brevemente em Saw e desenvolvido com mais detalhes em Saw II. Em vez de matar suas vítimas de imediato, ele as prende em situações as quais chama de "testes" ou "jogos" para testar sua vontade de viver, o qual vale-se da tortura física ou psicológica, e acredita que, se sobreviverem, as vítimas serão reabilitadas. Apesar do fato de John ter sido assassinado em Saw III, os filmes continuam a concentrar-se na influência póstuma dele e em seus discípulos, explorando as características de John por intermédio de flashbacks.

Em 2003, Wan e Whannell fizeram um curta-metragem para atrair estúdios a investirem em um possível longa-metragem. Isso foi feito com sucesso em 2004 com o lançamento da primeira obra no Sundance Film Festival, a qual foi lançada nos cinemas em outubro. As sequências foram dirigidas por Darren Lynn Bousman, David Hackl e Kevin Greutert, e foram escritas por Wan, Whannell, Bousman, Patrick Melton e Marcus Dunstan, e lançadas entre 2004 e 2010.

Em 22 de julho de 2010, o produtor Mark Burg confirmou que o sétimo filme, Saw 3D, "é o último capítulo da série".[1] A Lionsgate expressou interesse em continuar a franquia em 2012 com uma reinicialização.[2] Em novembro do ano seguinte, foi relatado que eles estavam em desenvolvendo uma sequela.[3] Um oitavo filme, Jigsaw, foi lançado em outubro de 2017.[4] Em maio de 2019, foi anunciado um nono filme, tendo o comediante e ator Chris Rock como produtor e corroteirista.[5] Em abril de 2021, foi confirmado que uma décima parte da franquia estava em desenvolvimento, e que seria dirigido por Kevin Greutert, que anteriormente dirigiu Saw VI (2009) e Saw 3D (2010).[6] Saw X foi lançado nos cinemas em 29 de setembro de 2023.[7]

A franquia arrecadou mais de um bilhão de dólares nas bilheterias e com vendas de produtos, e os filmes angariaram coletivamente mais de 976 milhões ao redor do mundo até 2018. A série, em geral, recebeu avaliações de mistas a negativas por parte dos críticos, mas tem sido um sucesso financeiro e é uma das franquias de filmes de terror de maior bilheteria de todos os tempos. Enquanto os filmes são classificados como pornô de tortura pelos críticos,[8][9] os criadores discordam do termo.[10]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Filme Data de lançamento Diretor(es) Roteirista(s) História(s) Produtor(es)
Saw 29 de outubro de 2004 James Wan Leigh Whannell James Wan e Leigh Whannell Mark Burg, Oren Koules e Gregg Hoffman
Saw II 28 de outubro de 2005 Darren Lynn Bousman Leigh Whannell e Darren Lynn Bousman
Saw III 27 de outubro de 2006 Leigh Whannell James Wan e Leigh Whannell
Saw IV 26 de outubro de 2007 Marcus Dunstan e Patrick Melton Thomas Fenton, Marcus Dunstan e Patrick Melton
Saw V 24 de outubro de 2008 David Hackl Marcus Dunstan e Patrick Melton
Saw VI 23 de outubro de 2009 Kevin Greutert
Saw 3D 29 de outubro de 2010
Jigsaw 27 de outubro de 2017 The Spierig Brothers Josh Stolberg e Peter Goldfinger
Spiral: From the Book of Saw 14 de maio de 2021 Darren Lynn Bousman Mark Burg e Oren Koules
Saw X 29 de setembro de 2023 Kevin Greutert

Curta metragem[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw (curta-metragem)

Lançado em 2003, serviu para apresentar o projeto aos estúdios. O curta metragem mostra a história de uma pessoa que conseguiu escapar de uma armadilha. No curta o personagem chama-se David, mas no longa-metragem a personagem é uma mulher, Amanda.

Saw[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw

Lançado um ano após o curta-metragem, este filme gira em torno de dois homens: Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) e Adam Stanheight (Leigh Whannell), que estão presos numa armadilha dentro de um banheiro junto com um corpo de um homem (Tobin Bell) ensanguentado com um revólver e um gravador nas mãos, e uma fita em seus bolsos. Eles descobrem que Gordon tem até as 6 horas para matar Adam, caso contrário, sua esposa Alison (Monica Potter) e sua filha Diana (Makenzie Vega) seriam mortas.

Saw II[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw II

A primeira sequência do filme foi lançada em 2005 e mostra um grupo de pessoas que é colocado numa casa com várias armadilhas. É dado a conhecer mais sobre o assassino, Jigsaw (Tobin Bell), e Amanda Young (Shawnee Smith), sobrevivente do filme anterior.

Saw III[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw III

Em 2006 foi lançada a terceira sequência. O filme segue a linha dos outros, com novas armadilhas, colocando pessoas à prova. Novamente protagonizado por Jigsaw (Tobin Bell), apresentado como uma pessoa frágil, mas ainda disposta a continuar com o jogo, e sua cúmplice, Amanda (Shawnee Smith), tão perigosa e cruel quanto ele.

Saw IV[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw IV

Lançada em 2007, a sequência acontece paralelamente aos acontecimentos do filme anterior. O personagem central desta vez é o tenente Rigg (Lyriq Bent), introduzido ao público no segundo filme.

Saw V[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw V

Lançado em 2008, a sequência foca nos personagens Peter Strahm (Scott Patterson) e Mark Hoffman (Costas Mandylor) e ronda alguns mistérios. Além disso, 5 pessoas são colocadas em mais uma armadilha.

Saw VI[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw VI

Lançado em 2009, o filme é focado no corrupto William Easton (Peter Outerbridge), que tentará salvar seus funcionários e sua irmã, Pamela Jenkins (Samantha Lemole), antes que seja tarde demais. O filme também é focado novamente em Hoffman (Costas Mandylor), que será descoberto pela polícia como cúmplice das armadilhas de Jigsaw (Tobin Bell), e em Amanda Young (Shawnee Smith), que aparecerá em flashbacks inéditos e terá seus segredos pendentes dos filmes anteriores enfim revelados.

Saw 3D[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Saw 3D

Lançado em 2010, o filme da saga mais popular de filmes de terror. Focado em Bobby Daggen (Sean Patrick Flanery) que precisará salvar entes queridos em tão pouco tempo, e remontando as origens, o filme conta novamente com o personagem Hoffman (Costas Mandylor), que descobrirá que o Dr. Gordon (Cary Elwes) - que apareceu no primeiro filme da franquia - havia sobrevivido a armadilha de Jigsaw (Tobin Bell) e Amanda (Shawnee Smith), e os ajudou durante todo esse tempo, e que pretende continuar com o trabalho deles após assassinar Hoffman, se tornando assim o quarto sucessor das armadilhas criadas por Jigsaw.

Jigsaw[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jigsaw

Em fevereiro de 2016, a Lionsgate confirmou o desenvolvimento do novo filme. As gravações foram feitas no Canadá, começando em setembro e terminando em outubro do mesmo ano. O longa estreou nos cinemas em 30 de novembro de 2017, dirigido pelos gêmeos Peter e Michael Spierig (2019 - O Ano da Extinção; O Predestinado).

O filme começa com cinco pessoas adormecidas numa sala de um celeiro, todas com um balde na cabeça e um laço de metal ao redor do pescoço. Uma gravação em fita explica que eles devem realizar um pequeno sacrifício de sangue e precisarão confessar seus erros passados. As correntes começam a ser puxadas em direção a 5 portas com serras circulares. Os "participantes do jogo" terão então de sobreviver às várias armadilhas onde o passado é relembrado e a vida deles é posta à prova. À medida que as investigações começam, todas as evidências apontam para um homem: John Kramer (Tobin Bell).

Personagens[editar | editar código-fonte]

Observações

  • Nomes em Itálico indicam aparições em flashback de filmes anteriores.
  • A cor cinza-escuro indica que o personagem não apareceu no filme.
Personagem Filme
Saw Saw II Saw III Saw IV Saw V Saw VI Saw 3D Jigsaw
John Kramer/Jigsaw Tobin Bell
Amanda Young Shawnee Smith
Allison Kerry Dina Meyer
Adam Stanheight Leigh Whannell Leigh Whannell
Dr. Lawrence Gordon Cary Elwes Cary Elwes
Eric Matthews Donnie Wahlberg
Daniel Rigg Lyriq Bent
Mark Hoffman Costas Mandylor
Jill Tuck Betsy Russell
Jeff Denlon Angus Macfadyen
Lynn Denlon Bahar Soomekh
Peter Strahm Scott Patterson
Lindsey Perez Athena Karkanis

Equipe adicional e detalhes de produção[editar | editar código-fonte]

Filme Música Cinematografia Edição Companhia(s) produtora(s) Distribuição Duração
Saw Charlie Clouser David A. Armstrong Kevin Greutert Evolution Entertainment,
Saw Productions Inc.,
Twisted Pictures
Lions Gate Films 1hr 43mins
Saw II Twisted Pictures,
Evolution Entertainment,
Got Films,
Lions Gate Films,
Saw 2 Productions
1hr 33mins
Saw III Twisted Pictures,
Cinespace Film Studios,
Evolution Entertainment,
Saw 2 Productions,
Ontario Production Services Tax Credit,
Canadian Film or Video Production Services Tax Credit
Lionsgate 1hr 48mins
Saw IV Kevin Greutert & Brett Sullivan Twisted Pictures,
Ontario Production Services Tax Credit,
Canadian Film or Video Production Services Tax Credit
1hr 32mins
Saw V Kevin Greutert Twisted Pictures,
Mandate Pictures,
Ontario Production Services Tax Credit,
Canadian Film or Video Production Tax Credit
1hr 32mins
Saw VI Andrew Coutts Twisted Pictures,
A Bigger Boat,
Saw VI Productions,
StudioCanal
1hr 30mins
Saw 3D Brian Gedge Twisted Pictures,
A Bigger Boat,
Serendipity Productions,
StudioCanal
1hr 30mins
Jigsaw Ben Nott Kevin Greutert Twisted Pictures,
Burg Koules Hoffman Productions,
Serendipity Productions,
A Bigger Boat,
Ontario Production Services Tax Credit,
Canadian Film or Video Production Tax Credit
1hr 32mins
Spiral Jordan Oram Dev Singh Twisted Pictures,
Burg Koules Hoffman Productions,
Canadian Film or Video Production Tax Credit,
Dahlstar,
Serendipity Productions
1hr 34mins

Referências

  1. «'Saw 3D' will be the final cut for horror franchise». USA Today. Consultado em 23 de julho de 2019 
  2. «Lionsgate Remaking Saw?». Dread Central (em inglês). 7 de agosto de 2012. Consultado em 23 de julho de 2019 
  3. Miska, Brad (5 de novembro de 2013). «Exclusive: Lionsgate Is Actively Developing Next 'Saw'». Bloody Disgusting! (em inglês). Consultado em 23 de julho de 2019 
  4. Stolworthy, Jacob (22 de Junho de 2017). «'Saw 8' release date announced: Horror franchise to return with 'Jigsaw'». The Independent (em inglês). Consultado em 9 de Novembro de 2023. Arquivado do original em 8 de Junho de 2022 
  5. Miska, Brad (16 de maio de 2019). «'SAW' Being Reimagined by Chris Rock with Darren Bousman Returning to Direct!». Bloody Disgusting! (em inglês). Consultado em 23 de julho de 2019 
  6. Squires, John (15 de agosto de 2022). «Next 'Saw' Movie Set for Halloween 2023 Release With Kevin Greutert Directing! [Exclusive]». Bloody Disgusting (em inglês). Arquivado do original em 12 de dezembro de 2022 
  7. Vlessing, Etan (20 de Julho de 2023). «Tobin Bell Becomes Desperate Jigsaw Killer in Saw X First-Look Image». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 9 de Novembro de 2023. Arquivado do original em 21 de Julho de 2023 
  8. Sharrett, Christopher (Dezembro de 2009). "The Problem of Saw: "Torture Porn" and the Conservatism of Contemporary Horror Films". 35 (1). Cineaste: 32–37.
  9. «Saw VI -- Film Review». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 23 de julho de 2019 
  10. Tobias, Scott. «Saw creators Leigh Whannell and James Wan». Film (em inglês). Consultado em 23 de julho de 2019