Say It Loud – I'm Black and I'm Proud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Say It Loud – I'm Black and I'm Proud"
Single de James Brown
do álbum A Soulful Christmas e Say It Loud – I'm Black and I'm Proud
Lado A "Say It Loud — I'm Black and I'm Proud (Part 1)"
Lado B "Say It Loud — I'm Black and I'm Proud (Part 2)"
Lançamento Agosto de 1968
Formato(s) 7" (stereo)
Gravação 7 de Agosto de 1968 no Vox Studios, Los Angeles, CA
Gênero(s) Funk
Duração
  • 2:45 (Part 1)
  • 2:30 (Part 2)
Gravadora(s) King (6187)
Composição James Brown
Alfred Ellis
Letrista(s) James Brown
Alfred Ellis
Produção James Brown

Say It Loud – I'm Black and I'm Proud é uma canção funk escrita por James Brown e Alfred "Pee Wee" Ellis em 1968.[1] Foi lançada como single de duas partes e alcançou o número um na parada R&B por seis semanas e número 10 na parada Billboard Hot 100.[2][3] Ambas as partes do single foram posteriormente incluídas no álbum de James Brown de 1968 A Soulful Christmas e em seu álbum de 1969 de mesmo nome. A canção se tornou um hino não oficial do movimento Black Power.

"Say It Loud – I'm Black and I'm Proud" foi a primeira gravação de Brown com participação do trombonista Fred Wesley.

Letra[editar | editar código-fonte]

Na canção, Brown aborda o preconceito contra os negros na América, e a necessidade de fortalecimento dos negros. Ele proclama que "nós exigimos uma chance de fazermos as coisas para nós mesmos/estamos cansados de bater nossas cabeças contra a parede/e trabalhar para os outros". O refrão da canção, na forma de chamada e resposta, é cantada por um grupo de jovens crianças, que respondem aos comando de Brown de "Say it loud" com "I'm black and I'm proud!" A canção foi gravada em uma área suburbana de Los Angeles com mais ou menos 30 crianças das vizinhanças de Watts (Los Angeles) e Compton (Califórnia).[4]

A letra "We've been 'buked and we've been scorned/We've been treated bad, talked about as sure as you're born" no primeiro verso da canção é uma paráfrase do spiritual "I've Been 'Buked".

Diversos outros singles de Brown na mesma época de "Say It Loud – I'm Black and I'm Proud", notavelmente "I Don't Want Nobody to Give Me Nothing (Open Up the Door, I'll Get It Myself)", explora temas similares tais como fortalecimentos dos negros e independência.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

O Rock and Roll Hall of Fame inclui "Say It Loud – I'm Black and I'm Proud" como uma de suas 500 canções que moldaram o Rock and Roll. Em 2004 foi classificada como número 305 na lista da revista Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone. Inspirou o título do especial da VH1 Say It Loud! A Celebration of Black Music in America.

Músicos[editar | editar código-fonte]

  • James Brown – vocais
  • Crianças não creditadas refrão[5]
  • Ryan Hayman-Ball Prep Academy

com a James Brown Orchestra:

Outras versões e usos[editar | editar código-fonte]

Inúmeras músicos de hip hop e grupos samplearam "Say It Loud – I'm Black and I'm Proud", incluindo Eric B. & Rakim, Big Daddy Kane, LL Cool J e 2 Live Crew.

Alguns intérpretes também fizeram versões cover da canção, incluindo o saxofonista de jazz Lou Donaldson (em seu álbum de 1969 Say It Loud!), o cantor de reggae Bob Marley (em uma medley com "Black Progress") e a banda de punk rock Black Randy And The Metrosquad.

Uma versão minimamente modificada da linha de baixo de "Say It Loud – I'm Black and I'm Proud" aparece em longas sessões da faixa "Yesternow" no álbum de Miles Davis A Tribute to Jack Johnson.

O pianista de jazz Jaki Byard recita a frase título no início de "Parisian Thoroughfare", a faixa de abertura de seu álbum The Jaki Byard Experience. Entretanto, a declamação é somente audível quando a faixa é tocada em alto volume.

A canção ganhou referência no episódio de The Fresh Prince of Bel-Air, inspirado nos protestos do movimento Black Power. Will, o Afro-americano lidera uma tentativa de realizar um protesto (ironicamente, Will e seus primo Carlton são as únicas pessoas negras na sala) e ter o professor popular reintegrado, ele inspira "Cornflake", um estudante branco, que fica de pé e grita "Fight the Power Will! Sing it loud, I'm black and I'm proud" (em português: Combata o poder Will! Cante alto, sou negro e orgulhoso), em que Will replica "See, my man Conflake's got the spirit. He's a little confused but he's got the spirit" (em português: Veja, meu chegado Cornflake pegou o espírito. Ele está meio confuso mas pegou o espírito).

A canção também é referenciada na canção dos The Temptations "Message From a Black Man".

"Let's Take it to the Stage" do grupo Funkadelic acena para esta canção com a letra "Say it loud, I'm funky and I'm proud."

A artista de R&B/Rock Meshell Ndegeocello faz uma cover da canção em suas apresentações ao vivo.

Referências

  1. «Discogs.com: James Brown ‎– Say It Loud - I'm Black And I'm Proud». Discogs.com. Consultado em 1º de abril de 2017 
  2. Whitburn, Joel (2004). Top R&B/Hip-Hop Singles: 1942-2004. [S.l.]: Record Research. p. 84 
  3. White, Cliff (1991). "Discography". In Star Time (pp. 54–59) [CD booklet]. New York: PolyGram Records.
  4. «Charles Bobbit». Interviews, Roots Of Doo Wop. 11 de junho de 2012. Consultado em 11 de junho de 2012. Arquivado do original em 2 de maio de 2014 
  5. Leeds, Alan, and Harry Weinger (1991). "Star Time: Song by Song". In Star Time (pp. 46–53) [CD booklet]. New York: PolyGram Records.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]