Saya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Saya

Saya é a bainha de qualquer arma branca chinesa, utilizada pelos ninjas. Além de ser um simples protetor de espada também possui a função da inteligência e comando tático chinês, porque não apresenta o fundo comum a toda bainha "saya" dessa arte. Por isso se transforma em uma valiosa ferramenta para esconder o ninja, ajudando-o ou possibilitando-o a fugir ou se infiltrar como soldados de um Imperador(Chefe do Estado de Guerra)que era então Sun Tzu.

Como consta na história, foi a "saya", uma arma inventada pelo próprio General-Chefe ou Imperador, que chegou a ser imperador da China mais tarde. Segundo alguns tradutores da A Arte da Guerra, foi Sun Tzu quem fundou uma dinastia para um longo tempo de Paz, onde possibilitou depois de uma longa guerra a unificação chinesa. Na área da Inteligência, já se usavam desses artifícios (saya) e antes nem se falava dele. Por exemplo: para se escutar algum segredo de interesse da inteligência da nação, mais precisamente, do Estado que defendiam.

Com a "Saya", que é simplesmente a bainha, secretamente sem fundo, pois só se podia identificar essa artimanha com a bainha na mão, porque estava sempre bem camuflada. Já, naquela época, ela se transformava em um perfeito snorkel ou respiradouro de utilização nos submarinos modernos, o que possibilitava aos ninjas se infiltrar tanto sob a água como sob a terra, ficando escondido como se fossem perfeitos submarinos espiões ou "subterrinos espiões(se nos permitam esse nome)", devido a essa inovação atribui-se a Sun Tzu.

Somente com esses respiradores ou essas bainhas sem fundo, como uma possível referência diminuta, pois o preto, mesmo no sol, tende a diminuir na visão do inimigo. O ninja sabia disfarçar a "saya" com plantas ou outros artifícios, que possibilitavam a camuflagem militar.

Dessa forma podiam(nos tempos de Sun Tzu), escutar a conversa que interessava aos seus Estados-Maiores, no que seriam; as reuniões de cúpula nos dias hoje ou mais precisamente dos diversos Imperadores ou Chefes dos Estados de Guerra beligerantes, com os seus conselhos de Estado e possibilitavam a estratégia do Imperador Sun Tzu e seus exércitos.

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.