Saz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Músico tocando saz.

O saz é um instrumento musical de cordas, descendente da antiga pandura ou tricórdio. [1] É um instrumento popular na Turquia, no Irã, Azerbaijão, na Armênia, no Curdistão e nos Balcãs.

O nome saz é persa.

A família do saz conta com 4 instrumentos: cura, baglama, tambura e divan saz. A cura tem o som mais agudo da família; cada um dos demais é uma oitava abaixo do anterior, sendo o divan saz (ou simplesmente saz) o mais grave de todos. Em algumas fontes, a família é denominada baglama (do turco bağlama, derivado de bağlamak: 'amarrar'), e o termo saz é reservado apenas ao divan saz.

Por vezes, os músicos classificam os saz com base na sua tonalidade e dimensões ou pelo número de cordas e sua disposição. O oniktelli saz tem quatro pares de cordas. No bozuk e no yeditelli, a fila mais baixa tem três cordas; as outras duas filas, tem duas cordas (sete no total).

Suas afinações mais comuns são (seguindo a ordem de baixo para cima):

  • Bağlama düzeni (Lá, Sol, Ré) (A, G, D)
  • Bozuk düzen, kara düzen (Sol, Ré, Lá) (G, D, A)
  • Misket düzeni (Fá sustenido, Ré, Lá) (F#, D, A)
  • Fa müstezat düzeni (Fá, Ré, Lá) (F, D, A)
  • Abdal düzeni (Lá, Lá, Sol) (A, A, G)
  • Zurna düzeni (Ré, Ré, Lá) (D, D, A)
  • Do müstezat düzeni (Sol, Dó, Lá) (G, C, A)

Referências

  1. A pandura é o primeiro instrumento com trastes conhecido, precursor das várias famílias de alaúdes. O instrumento aparece no mármore de Mantineia (século IV a.C.), que atualmente se encontra no Museu Arqueológico de Atenas e representa a disputa mítica entre Apolo e Marsias, onde a pandura está sendo tocada por uma musa sentada em uma rocha. Ver Ancient Greek Instruments.



Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.