Scaled Composites White Knight

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Scaled Composites White Knight
Avião
Scaled Composites White Knight
Descrição
Tipo / Missão Aeronave experimental transportadora de foguetes
País de origem  Estados Unidos
Fabricante Scaled Composites
Período de produção 2001-2002
Quantidade produzida 1
Desenvolvido de Scaled Composites Proteus
Primeiro voo em 1 de agosto de 2002 (21 anos)
Tripulação 2
Carga útil 3 600 kg (7 940 lb)
Especificações
Dimensões
Envergadura 25 m (82,0 ft)
Propulsão
Motor(es) 2 x turbojatos de pós combustão General Electric J85-GE-5
Força de empuxo (por motor) 1 632 kgf (16 000 N)
Performance
Teto máximo 16 000 m (52 500 ft)
Notas
Capacidade de combustível: 2 900 kg (6 390 lb)
Dados de: Scaled Composites[1]

O Scaled Composites White Knight (agora chamado WhiteKnightOne[2]) é um avião transportador que foi desenvolvido e usado para lançar a espaçonave SpaceShipOne.[3] Ele foi projetado pela Scaled Composites, como parte de seu programa Tier One e, posteriormente, foi usado como aeronave de teste para o avião espacial X-37 a partir de junho de 2005 a abril de 2006. É também o antecessor da nova aeronave White Knight Two, que por causa disso foi acrescentado um "One" ao seu nome para diferenciar as duas.

História[editar | editar código-fonte]

O White Knight é o modelo número 318 da Scaled Composites e está registrado como N318SL na Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

Seu primeiro voo ocorreu em 1 de agosto de 2002. O voo foi abortado logo após a decolagem, devido a um problema com os spoilers. Se tratava de spoilers auxiliares projetados ser ativados pneumaticamente e melhorar o controle na aterrissagem. Durante o primeiro voo, a baixa pressão do ar causou um levantamento dos spoilers e reduziu a elevação, o que por sua vez levou a um aumento da pressão e permitiu que os spoilers retornasse a posição, restaurando a elevação. Isso ocorreu de forma cíclica, fazendo com que a vibração na fuselagem, por isso o piloto decidiu abortar. Os spoilers posteriormente foram completamente desativados, em vez de ser reparado, uma vez que são considerados desnecessários.

O voo seguinte ocorreu em 5 de agosto daquele ano, desta vez sem problemas. Depois de meses de desenvolvimento, em 18 de abril de 2003 o White Knight e a SpaceShipOne foram apresentados para a mídia.

Posteriormente, o White Knight foi usado no programa Tier One con em que a Scaled Composites ganhou o prêmio Ansari X Prize, em 4 de outubro de 2004, e depois como transportador e lançador do avião espacial X-37 pertencente à Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) em 2005 e 2006.

Características[editar | editar código-fonte]

O White Knight é alimentado por dois motores a jato de pós combustão J85-GE-5 da General Electric. Seu projeto foi basado no modelo do Proteus da Scaled Composites.

Lançamento da SpaceShipOne[editar | editar código-fonte]

O White Knight com a SpaceShipOne acoplada.

A aeronave White Knight decolava sobre uma pista no deserto de Mojave com a nave SpaceShipOne acoplada abaixo. Para chegar ao espaço, o avião portador, o White Knight, levantava voo com a SpaceShipOne. Uma hora mais tarde, depois de subir para cerca de 50 mil pés de altitude a leste do Mojave, o White Knight lançava a nave espacial em um deslize. O piloto da nave espacial acionava seu motor de foguete por cerca de 80 segundo, atingindo uma velocidade de Mach 3 em uma subida vertical. Durante o processo de subida, o piloto encontra forças G de três a quatro vezes a gravidade da Terra.[4]

Referências

  1. White Knight - Scaled.com
  2. (em inglês) https://web.archive.org/web/20140728193710/http://www.virgingalactic.com/assets/img/overview/spaceships/evolution.jpg. Consultado em 27 de outubro de 2014. Arquivado do original em 28 de julho de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «Rutan aims for space: A look at SpaceShipOne» (em inglês). The Space Review. Consultado em 27 de outubro de 2014 
  4. «The White Knight Turbojet Aircraft Climbs Over the Mojave Desert» (em inglês). Consultado em 27 de outubro de 2014. Arquivado do original em 28 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]