Scooby-Doo 2: Monstros à Solta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed
Scooby-Doo 2: Monstros à Solta (PT/BR)
Scooby-doo-2-monstros-a-solta.jpg
 Estados Unidos
 Canadá

2004 •  Cor •  93 min 
Direção Raja Gosnell
Roteiro James Gunn
Elenco Freddie Prinze Jr.
Sarah Michelle Gellar
Linda Cardellini
Matthew Lillard
Seth Green
Alicia Silverstone
Tim Blake Nelson
Peter Boyle
Neil Fanning (Voz do Scooby)
Género Aventura
Comédia
Mistério
Lançamento Portugal 25 de Março de 2004
Estados Unidos 26 de Março de 2004
Canadá 26 de Março de 2004
Brasil 2 de Abril de 2004
Idioma inglês
Orçamento US$ 80 milhões
Receita US$ 181 466 833 [1]
Cronologia
Último
Scooby-Doo
Scooby-Doo! The Mystery Begins (Telefilme)
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed (no Brasil e em Portugal, Scooby-Doo 2: Monstros à Solta) é um filme norte-americano de 2004. Lançado em 26 de julho de 2004 nos EUA e em 21 de agosto do mesmo ano sem Brasil, é a segunda adaptação cinematográfica do desenho-animado Scooby Doo, e continuação do filme homônimo lançado em 2002.

Todo o elenco do primeiro filme retornou para a continuação, que é dirigida por Raja Gosnell e escrita por James Gunn, diretor e roteirista, respectivamente, também do primeiro filme.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em uma festa de homenagem a Mistério Sociedade Anônima, eles são convidados para uma exposição de todos os disfarces dos vilões derrotados por Velma, Fred, Daphne, Scooby e Salsicha. Mas após um inesperado ataque do Fantasma do Pterodáctilo, Scooby e sua turma vão enfrentar um desconhecido vilão mascarado que planeja dominar a cidade de Coolsvile (na tradução brasileira, Vila Legal), usando uma máquina criadora de monstros, ele dá vida a alguns vilões bastante conhecidos do desenho animado, como o Fantasma do Pterodáctilo, o Capitão Cutler, o Cavaleiro Negro, os Homens-Esqueleto, o Monstro de Piche, o Zumbi, o Mineiro de 1849 e o Fantasma de 10.000 Volts.

A partir daí, a imprensa passa a fazer de tudo para difamar os heróis, até que Velma descobre uma substância química no local do crime e, após estudá-la, descobre que aquilo é randamônio, substância utilizada para criar monstros de verdade. Então, os cinco investigadores decidem ir até a mansão original do Cavaleiro Negro, libertado da cadeia há poucos dias.

Já Scooby Doo e Salsicha sentem-se envergonhados após um vexame que deram ao tentarem enfrentar os fantasmas durante uma festa e decidem ser como Fred, Velma e Daphne. Ao encontrarem uma suposta pista na mansão (enquanto Velma, Daphne e Fred encontram um livro que ensina a criar monstros), Salsicha e Scooby são atacados pelo Cavaleiro Negro. Todos conseguem fugir com o livro depois que Daphne trava uma luta com o Cavaleiro Negro e Velma descobre o ponto fraco da criatura malévola.

Com o material em mãos, Fred, Daphne e Velma começam a investigar pra valer, enquanto Salsicha e Scooby aprontam mil e uma confusões tentando ser como o líder, um sabe-tudo e a lutadora da turma. Após mexerem onde não deviam, os dois acabam liberando vários monstros e todos se refugiam na escola, antigo clube. Os monstros conseguem invadir e destruir uma cidade e quando estão prestes a vencerem o Vilão Mascarado e destruir os monstros, Fred, Velma, Daphne e Salsicha são atacados pelo Monstro de Piche, restando um amedrontado Scooby, todos a derrotar e salvar seus amigos. Depois que é desafiado pelo Vilão Mascarado, Scooby se revolta e os ataca com um extintor de incêndio. Os monstros são destruídos e o Vilão Mascarado é desmascarado diante de toda a imprensa: Jonatan Jacobo, Pterodáctilo o original, que simulara a própria morte há três meses e se disfarçara de apresentadora de TV para poder envenenar os Cidadãos de Coolsvile contra os integrantes da Mistério S / A. Com Jacobo atrás das grades, Daphne e Fred se beijam, Scooby e Salsicha festejam e emocionados todos celebram a vitória numa animada festa.[2]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Creditados[editar | editar código-fonte]

  • Neil Fanning .... Scooberty - Doo (Scooby - Doo)
  • Katrin Konoval .... Aggie Wilkins
  • Ian Abercrombie .... Brainiac (voz)
  • James Bamford .... Fantasma do Capitão Cutler
  • Kevin Durand .... Fantasma do Cavaleiro Negro
  • Cascy Beddow .... Salsicha Jovem
  • Lauren Kennedy .... Velma Jovem
  • Emily Tennant .... Daphne Jovem
  • Ryan Vrba .... Fred Jovem

Elenco brasileiro[editar | editar código-fonte]

Monstros

  • Fantasma do pterodáctilo: Era um pterodáctilo verde de olhos vermelhos. tinha asas que conseguiam voar. também tinha garras para atacar. morreu afogado no piche do monstro de piche.
  • Fantasma do Cavaleiro negro: Era um cavaleiro de armadura preta e uma pena preta na cabeça. Tinha uma espada que também lutava sozinha. Morreu numa explosão com o fantasma de 10.000 volts.
  • Zumbi: Era um zumbi de olhos vermelhos e roupa de cipós/algas verdes. Conseguia lançar gosma verde pela sua boca. Morreu se deformando e voltando há ser uma fantasia.
  • Mineiro de 49: Era um mineiro gordo mais parecido com um fantasma. Conseguia lançar fogo pela boca. Morreu se deformando e voltando a ser uma fantasia.
  • Capitão Cutler: Era um mergulhador fantasma com um capacete que nunca tira. Tinha como arma uma lançadora de lanças. Morreu quando enfiou duas lanças na Máquina de mistérios e tentou puxala com a mistério S/A dentro, porém, Fred deu ré e ele foi lançado para longe dentro do lago.
  • Homens Esqueleto: Eram dois esqueletos. O de olho vermelho era mais concentrado na missão enquanto o de olho verde era mais atrapalhado. porém, viviam se desmontando. Morreram se deformando e voltando a ser uma fantasia.
  • Fantasma de 10.000 volts: Era um fantasma feito de raios e eletricidade. Ele foi um dos monstros mais perigosos, ele conseguia se transportar por aparelhos elétricos. Felizmente, Daphne e Fred conseguiram explodi-lo junto com o cavaleiro negro.
  • Monstro de Piche: Foi o monstro mais perigoso de todos. Ele quase matou a mistério S/A afogando eles em piche. Ele só tinha um olho e conseguia aumentar de tamanho e volume. Quando estava quase ganhando, Scooby-doo o congelou mas continuou vivo, mas logo em seguida foi morto caindo no chão e voltando a ser uma fantasia quando Scooby colocou o painel de controle no lugar.
  • Bolha de Algodão Doce: Era um monstro de algodão de olhos verdes que não durou um minuto pois foi comido por salsicha e scooby-doo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2002, durante o lançamento de primeiro live-action Scooby-Doo, Dan Fellman, presidente da Warner Bros., confirmou que a sequência estava em andamento, e foi programada para lançamento em 2004[3]. Em março de 2003, foi anunciado que Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Neil Fanning, Matthew Lillard e Linda Cardellini reprisariam seus papéis na sequência.[4]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed teve uma recepção mista para negativa por parte da crítica especializada. Com base de 28 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 34% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 5.7, usada para avaliar a recepção do público.[5]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Em sua semana de estreia o filme arrecadou $29.438.331 (em mais de 3.312 cinemas, $8.888 em média), ocupando o #1 das bilheterias[6]. O filme arrecadou um total de $84.216.833 na América do Norte, e arrecadou $181.466.833 em todo o mundo, mais de $90 milhões a menos do que o primeiro filme havia arrecadado dois anos antes. Foi o 28º filme de maior sucesso de 2004[7] e atualmente é o sexto filme de maior bilheteria que tem um cão como personagem principal.[8]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Uma trilha sonora[9] foi lançada em 23 de março de 2004 em Audio CD e Compact Cassette.

  1. "Don't Wanna Think About You" por Simple Plan
  2. "You Get What You Give" por New Radicals
  3. "Boom Shack-A-Lak" por Apache Indian
  4. "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)" por Big Brovaz
  5. "The Rockafeller Skank" por Fatboy Slim
  6. "Wooly Bully" por Bad Manners
  7. "Shining Star" por Ruben Studdard
  8. "Flagpole Sitta" por Harvey Danger
  9. "Get Ready for This" por 2 Unlimited
  10. "Play That Funky Music" por Wild Cherry
  11. "Here We Go" por Bowling for Soup
  12. "Love Shack" por The B-52's
  13. "Friends Forever" por Puffy AmiYumi
  14. "Wanted Dead Or Alive" por Bon Jovi

Sequência cancelada[editar | editar código-fonte]

Durante as filmagens de Scooby-Doo 2, a Warner Bros. deu a produção sinal verde de uma sequela. Os escritores Dan Forman e Paul Foley foram contratados pela WB para escrever o roteiro para Scooby-Doo 3.[10] No entanto, após o lançamento de Scooby-Doo 2, a Warner Bros. disse que o filme deveria ter conseguido mais dinheiro, o que impediu a produção de uma outra sequela. Durante uma conferência de imprensa para o lançamento de Without a Paddle, Matthew Lillard afirmou que o terceiro filme tinha sido cancelado e não estava seguindo em frente, devido ao segundo filme ser bem menos sucedido do que o esperado.[11]

Referências

  1. «Box Office Mojo» (em inglês). Consultado em julho de 2013. 
  2. «Adorocinema». Consultado em julho de 2013. 
  3. «Scooby Doo 2 In The Works Says WB President» [S.l.: s.n.] June 17, 2002. 
  4. «Original Cast Returning For Scooby-Doo Sequel» [S.l.: s.n.] March 31, 2003. 
  5. «Scooby-Doo 2: Monsters Unleashed» (em inglês). Metacritic. Consultado em 17 de dezembro de 2014. 
  6. Scooby Doo 2, Box Office Mojo
  7. 2004 rankings, Box Office Mojo
  8. [1], Box Office Mojo
  9. [2] Scooby Doo 2 soundtrack
  10. «' Scooby-Doo 3' Gets The Green Light» (em inglês). Killer Movies. Consultado em 26 de abril de 2015. 
  11. «Matthew Lillard says no Scooby Doo 3» (em inglês). Consultado em 26 de abril de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]