Script kiddie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um script kiddie (garoto dos scripts, numa tradução literal) é um termo atribuído aos grupos de indivíduos inexperientes (geralmente das faixas etárias mais novas) que desenvolvem atividades relacionadas com segurança da informação utilizando-se do trabalho intelectual dos verdadeiros especialistas técnicos. Não possuem conhecimento de programação, e não estão interessados em tecnologia, e sim em ganhar fama ou outros tipos de lucros pessoais.

Grande parte dos ataques virtuais são feitos por script kiddies,[carece de fontes?] que utilizam exploits, trojans e ferramentas de cracking para alcançar seus objetivos. Script kiddies costumam usar leet speak (por exemplo, H4CK3R etc) em seus pseudônimos, e se identificar pelas suas ações como defacer (quem altera o conteúdo original de websites, geralmente tendo acesso ao sistema, realizando defacement), carder (fraudadores de cartões de crédito), banker (fraudes bancárias), entre outros. Às vezes, as pessoas confundem com o termo "lammer" com o termo "hacker", pois a maioria das táticas de invasão de um lammer é ocultar vírus em arquivo, esse é um exemplo de um ataque amador.

Esta expressão é utilizada com fim pejorativo, afinal, os script kiddies não possuem o conhecimento de um cracker ou black hat experiente.

Termo lammer[editar | editar código-fonte]

Script kiddie é o sinônimo moderno do antigo termo lamer (de acordo com o dicionário britânico, uma pessoa inepta ou ineficaz), apesar de amplamente difundido no Brasil como lammer, a sintaxe correta do termo é lamer,[1] oriundo do adjetivo Lame (fraco, desabilitado, insatisfatório).

Notas

  1. «Definição de Lammer do Dictionary.com» (em inglês). dictionary.com. 2006. Consultado em 2007-08-19.