Scroogle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Scroogle foi um serviço da internet que ocultava o endereço de IP dos utilizadores que efetuavam pesquisas do Google, fornecendo assim anonimato as buscas.

A ferramenta foi criada pelo crítico da Google Daniel Brandt, que estava preocupado com a recolha de informação dos utilizadores por parte da Google e concebeu o Scroogle para filtrar pesquisas através dos seus servidores antes de as remeter para a Google. "Eu não guardo os termos pesquisados e apago os acessos todas as semanas. Assim, mesmo que os agentes federais venham fazer perguntas eu não sei a resposta porque não tenho os registros" disse ele, "Eu não associo os termos de pesquisa com o endereço do utilizador, pelo que nem sequer os posso fazer corresponder."

O tráfego duplicou em cada ano e em Dezembro de 2007 o Scroogle teve mais de 100.000 visitantes por dia.

Possuía suporte para 28 línguas e estava disponível como extensão (plug-in) para o navegador(browser).

Em Fevereiro de 2012, foi fechado permanentemente pelo seu criador, em virtude de uma combinação de "sufocamento" (em inglês, throttling, termo que significa uma espécie de "sabotagem" para impedir o funcionamento, neste caso visando forçar a não-utilização do Scroogle como intermediário nas buscas) do próprio Google e ataques de negação de serviço de origem desconhecida.