Scyliorhinus capensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTubarão-gato-de-manchas-amarelas

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Scyliorhinidae
Género: Scyliorhinus
Espécie: Scyliorhinus capensis
Nome binomial
Scyliorhinus capensis
(J.P. Müller e Henle, 1838)
Distribuição geográfica

O tubarão-gato-de-manchas-amarelas é uma espécie de tubarão do gênero Scyliorhinus da família Scyliorhinidae. É encontrado em águas de climas subtropicais de profundidades de aproximadamente de 30 até 500 metros, no sudeste do Oceano Atlântico. É um tubarão bem pequeno chegando a medir 122 cm.[1]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Os tubarões-gato-de-manchas-amarelas são semelhantes aos demais tubarões-gato, apenas sendo distinguido por suas marcas amarelas no corpo inteiro em sua área dorsal, e sua coloração é cinza de um tom escuro. Eles são bem pequenos medindo 122 cm (sem informações do sexo; macho ou fêmea). Quando maturos chegam a medir 68 a 70 cm.


Distribuição e hábitat[editar | editar código-fonte]

Os tubarões-gato-de-manchas-amarelas são encontrados em águas costeiras de climas subtropicais, de profundidades de 26 até 495 metros, no sudeste do Oceano Atlântico, na África, de Namíbia até a África do Sul.

Distribuição geográfica do tubarão-gato-de-manchas-amarelas.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

O tubarão-gato-de-manchas-amarelas é uma espécie vívipara, com um único ovo a cada vez por oviduto. As caixas de ovos têm um tamanho médio de 8 cm de comprimento e 3 cm de largura. Os filhotes nascem com mais ou menos 30 cm.

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

O tubarão-gato-de-manchas-amarelas foi considerado como espécie quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desde 2004, resultado de pesca e colheita de recursos aquáticos que prejudicam sua sobrevivência.

Referências