Sea Monsters – A Walking with Dinosaurs Trilogy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sea Monsters (em português: Monstros Marinhos) é um documentário da BBC, lançado em 2003 que usou imagens geradas por computador (CG) para mostrar a vida pré-histórica nos mares da Terra. Foi produzido pela Impossible Pictures, os criadores de Walking with Dinosaurs, Walking with Beasts e Walking with Monsters. É um especial da série Walking with Dinosaurs, sendo o único que não se passa exclusivamente na Era Mesozóica

Nesta série, o zoólogo britânico Nigel Marven viaja no tempo para sete mares da história da Terra. Os mares estão ordenados segundo o seu perigo, do 7º mais perigoso em diante em ordem decrescente. Nigel viaja num barco à vela/motor de cerca de 24 m de comprimento chamado “The Ancient Mariner”. O mecanismo para viajar no tempo não é mencionado ou mostrado. Usa um conjunto de mergulho com uma máscara de rosto todo para que ele possa falar debaixo de água e apresentar o programa. Executa alguns mergulhos com uma gaiola de tubarão, que é esférica para tornar mais difícil para as grandes criaturas do mar mordê-la.


Episódios[editar | editar código-fonte]

O documentário de três episódios encontra-se dividido, de acordo com os "7 mais perigosos mares de todos os tempos".

Episódio 1[editar | editar código-fonte]

O 7º mar mais perigoso[editar | editar código-fonte]

Data: Há 450 Milhões de anos atrás
Período: Ordoviciano


Durante o episódio, Nigel procura por um Cameroceras (identificado por orthocone), uma espécie de molusco gigante, de certa forma parecido com uma lula, mas com uma espécie de concha acima de sua cabeça. Além dele, são exibidos escorpiões marinhos, os Megalograptus e trilobitas.

Monstro Marinho: Cameroceras (indentificado como Orthocone)

O 6º mar mais perigoso[editar | editar código-fonte]

Data: Há 230 Milhões de anos atrás
Período: Triássico
Local: Suíça, Europa

Um imenso mar permite o desenvolvimento dos primeiros répteis marinhos, paralelamente ao desenvolvimento dos dinossauros.

Nigel se prepara para enfrentar o maior predador dos mares daquela época, o Cymbospondylus, um ancestral do Ophthalmosaurus. Nigel também pode ver Nothosaurus, que foram parentes distantes de répteis marinhos como oLiopleurodon.

Monstro Marinho: Cymbospondylus

O 5º mar mais perigoso[editar | editar código-fonte]

Data: Há 360 Milhões de anos atrás
Período: Devoniano

Devoniano, 360 milhões de anos. O objetivo de Nigel é documentar um dos mais ferozes peixes que já nadaram nos oceanos que um dia alagaram o estado de Ohio, o gigante Dunkleosteus. Os perigos da aventura são tamanhos que o apresentador usa uma gaiola de tubarão, para mergulhar.

Nessa época, os tubarões eram comida de peixes.

Monstro Marinho: Dunkleosteus

Episódio 2[editar | editar código-fonte]

O 4º mar mais perigoso[editar | editar código-fonte]

Data: Há 36 Milhões de anos atrás
Período: Eoceno
Local: Gizé, Egito, África

Um verdadeiro monstro nadava no antigo mar que cobria a África. Seu nome, Basilosaurus. Nigel Marven volta para filmar uma das mais primitivas baleias.

Monstro Marinho: Basilosaurus

O 3º mar mais perigoso[editar | editar código-fonte]

Data: Há 4 Milhões de anos atrás
Período: Plioceno
Local: Costas da América do Sul

Durante o Plioceno, há cerca de 4 milhões de anos, nas Américas, o maior tubarão carnívoro nadou. A mais terrível criatura marinha do seu tempo, medindo mais de 16 metros de comprimento, o poderosoCarcharodon megalodon caçou e matou baleias de seu tempo. Não se sabe se essa fera realmente está extinta.

Monstro Marinho: Megalodon

Episódio 3[editar | editar código-fonte]

O 2º mar mais perigoso[editar | editar código-fonte]

Data: Há 155 Milhões de anos atrás
Período: Jurássico
Local: Inglaterra, Europa

Viajando ao Jurássico, enormes répteis marinhos cruzaram os oceanos. Esta fora a época de ouro para estes animais. Mas havia um que ultrapassava todos os outros; seu colossal tamanho fazia-o rei dos mares; só sua imponente presença causava medo profundo a todos: este é o segundo coloca, ou digo, uma das razões do segundo lugar desse mar: o Liopleurodon ferox. Mas não é só ele: o maior peixe da história, o Leedsichthys. o crocodilo-marinho Metriorhynchus; o "poderoso" tubarão Hybodus.

O mais perigoso mar da história[editar | editar código-fonte]

Data: Há 75 Milhões de anos atrás
Período: Cretácico
Local: Costas da América do Norte

No final do período Cretáceo, grandes répteis marinhos cruzaram os mares. Elasmosaurus é um exemplo. Mas nenhum, nenhum deles chegou aos pés, digo, as barbatanas dos maiores predadores deste período, Grandes mosassauros que viviam em famílias, caçando as gigantescas tartarugas Archelon, com seus amedrontadores 18 metros de comprimento. Também há um colossal peixe carnívoro, o Xiphactinus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.