Secretaria Municipal da Cultura (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasão de Porto Alegre (RS).svg
Secretaria Municipal da Cultura
Avenida Independência, n.° 453
Bairro Independência
CEP 90035-075
www2.portoalegre.rs.gov.br/smc
Criação 1988
Atual secretário Luciano Alabarse

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) é um dos órgãos executivos da cidade de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Entre os projetos estão a Coordenação de Descentralização da Cultura é responsável pela implementação de políticas públicas que respeitam e integram as manifestações culturais de cada região da cidade. Presente em cada uma das 17 regiões do orçamento participativo.

História[editar | editar código-fonte]

A SMC tem suas origens na antiga Divisão de Cultura da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMED). O projeto de lei que desmembrou a Divisão, tornando-a um órgão independente, partiu de seus próprios funcionários e foi aprovado pela Câmara Municipal em 3 de fevereiro de 1988, como Lei n.° 6.099. O primeiro secretário municipal da Cultura foi o historiador e professor universitário Joaquim José Felizardo.

Estruturalmente, a SMC sempre foi dividida em coordenações. As primeiras delas foram as de Artes Visuais, Artes Cênicas, Livro e Literatura e Memória Cultural. Mais tarde, surgiram as de Música, Cinema, Vídeo e Fotografia, Descentralização da Cultura e Manifestações Populares.

Casa Torelly em 2007.

Em 1993, a comunidade artística porto-alegrense passou a contar com o Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre), administrado pela SMC, para o financiamento de seus projetos culturais. Em seu segundo edital de 2009, o investimento do Fumproarte beneficiou 25 projetos e atingiu o valor de quase R$ 1 milhão de reais.[1] Naquele mesmo ano, a SMC instalou-se em uma sede própria, na Casa Torelly, um casarão do final do século XIX.

Lista de secretários[editar | editar código-fonte]

Lista a completar:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]