Segunda circular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Segunda Circular)
Ir para: navegação, pesquisa
Segunda Circular
Freguesia(s): São Domingos de Benfica
Alvalade
Lumiar
Antiga(s) freguesia(s): São Domingos de Benfica
Campo Grande
Lumiar
S. João de Brito
Início: IC19
Término: A1
Mural pintado na 2ª circular..jpg
Mural pintado pelo canal Hollywood
Toponímia de Lisboa

A Segunda Circular (2ª Circular) é uma via rápida urbana de Lisboa, que liga a parte oriental da cidade à parte ocidental. É uma das vias portuguesas com maior densidade de tráfego em hora de ponta. A sua gestão está a cargo da Câmara Municipal de Lisboa.

A 2ª Circular constitui um eixo formado pelo enfiamento de três avenidas :

  • Avenida Eusébio da Silva Ferreira (criada, em 2015, a partir do encurtamento da Avenida General Norton de Matos), entre o início do IC19, em Benfica, e o acesso da Estrada da Luz[1] ;
  • Avenida General Norton de Matos (até 1974, Avenida Marechal Carmona), entre o acesso da Estrada da Luz e o Viaduto do Campo Grande;
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, entre o Viaduto do Campo Grande e o acesso da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde à A1, junto ao Prior Velho e Sacavém

Para além dos pontos já referidos, a 2ª Circular canaliza o trânsito para o acesso da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde à A1 (perto do Aeroporto da Portela mas na zona da Quinta do Figo Maduro no Prior Velho), Rotunda do Relógio (Aeroporto da Portela), Alvalade, Campo Grande, Lumiar e Eixo Norte-Sul (outra via rápida da cidade).

A denominação da via rápida deriva de um projecto que incluía várias vias circulares. A 1ª Circular incluiria a parte que é hoje o troço da CRIL/IC17 entre Algés e Benfica e a atual Avenida Dr. Alfredo Bensaúde,[2] que liga o Bairro da Encarnação a Moscavide parte da quase desaparecida Estrada da Circunvalação. Desta, ainda permanencem os troços:

  • adjacente ao parque de Campismo de Lisboa, próximo do Monte da Cabreira em Alfragide
  • fim da Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (na intersecção com a Av. Salgueiro Maia do Prior Velho / Av.Cidade do Porto)

No seu traçado original, a 2ª Circular incluía a Avenida Marechal Carmona (nome da actual Avenida General Norton de Matos até 1974), a Avenida Marechal Craveiro Lopes até à Rotunda do Aeroporto (actual Rotunda do Relógio) e a Avenida Marechal Gomes da Costa (que se localiza desde a actual Rotunda do Relógio até á zona do Parque das Nações Sul junto á Matinha / Baptista Russo), sendo por isso informalmente conhecida por “Avenida dos Três Marechais”.

Como principal via de atravessamento da cidade, a 2ª circular tem um perfil transversal de 2×3 vias (com reforço adicional em alguns pontos críticos), vias de aceleração e desaceleração nos acessos, cruzamentos desnivelados, separador central (metálico e em betão, tipo barreira New Jersey), velocidade máxima de 80 km/h e sistemas de vídeo-vigilância e informação aos automobilistas.

Projetos futuros[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2016, foi anunciado que a Câmara Municipal de Lisboa pretende transformar a 2.ª Circular a partir de 2017. A velocidade máxima será reduzida de 80 km/h para 60 km/h, e a via terá um separador central arborizado. A Câmara quer transformar a via rápida numa avenida urbana, com o objectivo de aumentar a segurança, a fluidez e a qualidade ambiental.

O separador central terá 3,5 metros de largura e será arborizado, excepto sob os viadutos. Deste modo, cada via da 2.ª Circular será reduzida e terá 3,25 metros de largura. A via da direita terá uma cor diferente e que será dedicada a movimentos de entrada e saída.[3]

Referências

  1. Lisboa já tem uma avenida com o nome de Eusébio
  2. Como se poderá verificar no Edital Nº 222/68 do Pr. da Câmara França Borges de 21-Set-1968 que a ela se referia da seguinte forma: «… resolvi que a avenida compreendida entre a praça de acesso à auto-estrada do Norte e Moscavide, conhecida por "I Circular" se denomine: …»
  3. 2.ª Circular pode mudar a partir de 2017.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]