Segunda Frota dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Área de atuação da Frotas dos Estados Unidos.

A Segunda Frota dos Estados Unidos (U.S. 2nd Fleet), é uma divisão da Marinha dos Estados Unidos da América designada para operações no Atlântico Norte. A sua área de atuação atinge o Atlântico a partir do Pólo Norte até o Mar do Caribe, indo da costa do Estados Unidos até o meio do Oceano Atlântico [1] .

Responsável pela operação da Marinha na Costa Leste dos Estados Unidos, a Segunda Frota, é uma das três frotas numeradas sediadas no território norte-americano, sendo a Terceira e a Quarta as outras duas.

A Segundo Frota tem sob sua responsabilidade mais de uma centena de navios de guerra distribuídos por instalações da Marinha americana ao longo da Costa Leste. O maior número de navios tem como base a Naval Station Norfolk.

História[editar | editar código-fonte]

Como outras frotas numeradas da marinha americana, a Segunda Frota foi estabelecida em 1943, durante a II Guerra Mundial pelo Almirante Ernest King, para operações de força-tarefa em áreas geográficas específicas [2] .

De 1950 quando foi desativada a Quarta Frota dos Estados Unidos até meados de 2008, estava também sob a sua responsabilidade a região do Atlântico Sul [3] .

Referências

  1. GlobalSecurity. U.S. Second Fleet (em inglês). Página visitada em 5 de janeiro de 2011.
  2. Commander Second Fleet. U.S. Second Fleet History (em inglês). Página visitada em 5 de janeiro de 2011.
  3. U.S. Department of Defense. Navy Re-Establishes U.S. Fourth Fleet (em inglês). Página visitada em 5 de janeiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.